Antiga residência de Tenório Cavalcanti vai virar Museu


Conhecida como Fortaleza, a antiga residência do ex-deputado federal Tenório Cavalcanti, conhecido como o “Homem da Capa Preta”, vai virar um Museu de Memória Política.

O político Tenório Cavalcanti, o "Homem da Capa Preta"O político Tenório Cavalcanti, o “Homem da Capa Preta”

O Prefeito José Camilo Zito (PSDB) assinou o Decreto nº 5872, declarando o imóvel – localizado na Avenida Governador Leonel Brizola (antiga Estada Rio Petrópolis e posteriormente Avenida Presidente Kennedy) – de utilidade pública para fins de desapropriação. O Museu, segundo o Secretário de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, professor Gutemberg Cardoso, tem como objetivo resgatar e preservar a história política da cidade, reunindo acervo com documentos diversos.

O imóvel, hoje ocupado comercialmente, serviu de cenário para o filme ”O Amuleto de Ogum”, de 1974, dirigido por Nelson Pereira dos Santos e com roteiro do também cineasta Francisco Santos, ex-motorista de Tenório. A casa, de dois andares, serviu para uma transmissão do programa do apresentador Flávio Cavalcante (apesar do sobrenome, não era parente do político), que acabou jogado na piscina pelo ex-deputado, depois que o apresentador se recusou a deixá-lo fazer um pronunciamento após ter raspado a famosa barba diante das câmeras, em rede nacional.

Gutemberg Cardoso apresentou as novidades da Cultura aos jornalistasGutemberg Cardoso apresentou as novidades da Cultura aos jornalistas

A notícia da transformação da residência do famoso político foi confirmada pelo secretário durante uma entrevista coletiva na Fazenda Capivari, na sexta-feira, 6 de agosto, durante um café da manhã com jornalistas, radialistas e blogueiros da região. O secretário informou também que a cidade poderá ganhar um novo projeto de Oscar Niemeyer, que assina o Centro Cultural que leva o seu nome, inaugurado em 2004. A Prefeitura está agendando um encontro com o arquiteto para discutir o assunto.

Respondendo a várias perguntas, Gutemberg Cardoso falou sobre a retomada de alguns projetos, como o Festival de Teatro, o Salão de Artes Plásticas, o Concurso de Poesias, a Escola vai ao Teatro, a Companhia Municipal de Dança e a Revista da Cultura Caxiense, entre outros. Ele também destacou a revitalização da Biblioteca Leonel Brizola e a criação de novas oportunidades para os artistas da cidade, entre outras iniciativas. A longo prazo, disse que pretende implantar bibliotecas nos distritos, com grande acervo.

O diretor de Turismo, Daniel Eugênio, anunciou o lançamento, em breve, do projeto Inventário Turístico da cidade. Segundo ele, Duque de Caxias tem grande potencial nesse setor. Estão sendo traçadas estratégias para trazer turistas para a cidade, trabalhando cinco pontos entre os nove recomendados pelo Ministério do Turismo: o Turismo Cultural, o Ecoturismo, o Turismo de Intercâmbio, o Turismo de Negócios e Eventos e o Turismo Rural, já que a cidade tem 53% de área rural.

Daneil Eugênio fala dos projetos turísticos para CaxiasDaneil Eugênio fala dos projetos turísticos para Caxias

Texto: Paulo Gomes

Fotos: Márcio Leandro e Divulgação

Fonte: Pref. de Duque de Caxias

Siga CaxiasDigital no Twitter

Related Posts with Thumbnails

Um Comentário em “Antiga residência de Tenório Cavalcanti vai virar Museu”

  • Monica Sena escrito em 29 abril, 2012, 7:02

    Parabéns pela iniciativa !

    Para quem gosta de Ler e estar informado; parar no tempo ou o Ócio é Doença !