Carnês de pagamento do IPTU de 2012 de Duque de Caxias já estão sendo distribuídos


Prefeitura de Duque de Caxias já está distribuindo os carnês de IPTU do exercício de 2012.

A Prefeitura isentou de pagamento do imposto os imóveis localizados em áreas definidas como carentes e que tenham sido danificadas por enchentes e alagamentos em decorrência de chuvas.

Esses imóveis afetados foram identificados a partir de relatórios elaborados pela Defesa Civil Municipal. “A isenção será para imóveis afetados em sua estrutura e nas instalações elétricas ou hidráulicas, além daqueles que tiverem móveis ou eletrodomésticos inutilizados”, explicou Ronaldo Amichi, responsável pelo setor.

O calendário de vencimento do imposto com as datas limites para cada tipo de pagamento também foi divulgda pela Assessoria Arrecadação Tributária. Aqueles que decidirem pagar em cota única poderão fazer de 6 a 10 de fevereiro, dependendo do final da inscrição municipal de cada imóvel. As mesmas datas valem para a primeira cota daqueles que optarem pelo pagamento parcelado. No caso do pagamento em cota única, imóveis com residência cadastrados em local não pavimentado terão 20% de desconto. Imóveis com residência em local pavimentado têm 15% de desconto, enquanto imóveis sem residência, têm 10%.

O pagamento do imposto pode ser feito em agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal ou agências lotéricas. Aposentados ou pensionistas com mais de 65 anos, renda mensal de até dois salários mínimos e donas de um só imóvel com área construídas de até 100 m² estão isentos de pagar IPTU. O mesmo vale para portadores de certas doenças crônicas, como cegueira, mal de Parkinson, AIDS, esclerose múltipla e hanseníase. Caso não receba o carnê, o contribuinte pode imprimir uma 2ª via a partir do site da Prefeitura de Duque de Caxias (www.duquedecaxias.rj.gov.br) – o link de acesso está no topo da página, no lado direito – ou ir, durante o horário comercial, a Diretoria da Receita da Secretaria Municipal de Fazenda, na Praça Roberto Silveira, 31, 1° andar, no bairro 25 de Agosto.

Na foto, a atual gestão fez questão de colocar os dizeres… CIDADE LIMPA… qual cidade?

Resta saber se o valor dessas isenções foram repassadas para os contribuintes residentes em áreas ditas  privilegiadas, na forma de aumento de impostos.

Resta saber também se a prefeitura tomará providências sobre a coleta de lixo, antes que comecemos a pagar nossos impostos. Prestem bem atenção se virá no carnê a Taxa de Coleta de Lixo, substituida pela sigla TCL. Valeria neste caso também a isenção da taxa, caso o lixo estiver ainda espalhado pelas nossas calçadas e ruas da cidade.


Publicidade


 

Siga CaxiasDigital no Twitter

Recomende o CaxiasDigital no Facebook

Related Posts with Thumbnails

20 Comentários em “Carnês de pagamento do IPTU de 2012 de Duque de Caxias já estão sendo distribuídos”

  • Fabio Pereira escrito em 1 janeiro, 2012, 15:12

    Na entrega dos carnês, eficiência total! Dia 31/12/2011 já estava na minha caixa de correio. Quanto a coleta de lixo, nem preciso gastar palavras, todo cidadão sabe como vai…

  • Wellington Silva escrito em 2 janeiro, 2012, 12:20

    Na minha caixa de correio, estou até o momento aguardando aha entrega

  • christiane escrito em 2 janeiro, 2012, 18:46

    Isso é só para os bacanas……
    Ném caixinha, ném caixão, mais o lixo esta na rua desde a última quinta-feira 29/12/2011.
    Vizinho que não respeita o direito de ir e vir do outro, calçadas isoladas por conta própria, dúvido que a prefeitura quer saber desse assunto.

  • Carlos escrito em 3 janeiro, 2012, 9:27

    Há 2 anos não recebo meu carnê de IPTU. Sempre tenho que ir à Prefeitura solicitar 2ª via. Muito complicado!

  • Fonseca escrito em 5 janeiro, 2012, 17:07

    QUE FALTA DE CIDADANIA TEM ESTE GOVERNO;QUE FALTA DE CRIATIVIDADE TEM ESTE GOVERNO;QUE FALTA DE CRIATIVIDADE TEM ESTE GOVERNO.
    CIDADE LIMPA?

    ONDE NÓS ESTAMOS? QUAL É A CIDADE LIMPA? LIMPEZA VAI SER É EM OUTUBRO DE 2012.

  • carlos escrito em 9 janeiro, 2012, 8:05

    realmente a coleta de lixo não tem sido muito eficiente, mas falta um pouco de colaboração tambem, aqui na rua general rondon em gramacho proximo a igreja de são sebastião, a coleta de lixo ja se normalizou mas o povo insiste em jogar sacolas de lixo na calçada encostada ao muro da linha ferrea,quando jogam entulho até entendo de certa forma, pois apesar de também ser errado, aqui não tem aquelas caçambas,mas sacolas de lixo não tem mais necessidade

  • Antonio Lourenço escrito em 9 janeiro, 2012, 16:21

    Boa Tarde !

    Por gentileza gostaria de saber como fazer para pegar a 2ª via do IPTU de 2012 e se posso tirar pela Internet.. Obrigado.

  • admin escrito em 9 janeiro, 2012, 18:17

    Olá Antônio.
    Não sabemos. Entre em contato com a prefeitura de Duque de Caxias.
    Ou na Praça Roberto Silveira no Bairro 25 de Agosto (1º distrito) ou em Jardim Primavera (2º distrito).

    Obrigado.

  • Regina escrito em 11 janeiro, 2012, 8:54

    Até agora não recebi meu carne para pagamento do IPTU. Gostaria de saber se tem como retira-lo via internet. como devo proceder já que não  há nenhuma informação à respeito. Também o por quê de nunca ter recebido em casa tendo sempre que retirar na prefeitura? O envio do mesmo não é para todos os contribuintes?

  • katia ribeiro escrito em 11 janeiro, 2012, 9:14

    estou tentando pagar o iptu pela internet mais ao imprimir a folha, nao me da o numero do codigo de barras para colocar no preenchimento da folha de debito da caixa, ja liguei varias vezes para o brasil para pedir que me informem em como fazer esse pagamento pela internet,e poeque nao aparece os numeros do codigo de barras ao ser imprimido a cota unica, vcs em vez de “descomplicar” as coisas, so complicam a vida dos cidadäs que quer ter suas dividas em dias, cade o numero do codigo de barras do iptu cota unica que nao aparece?

  • katia ribeiro escrito em 11 janeiro, 2012, 9:18

    ao imprimir o boleto cota unica nao aparece o numero do codigo de barras, eu nao tenho o aparelho de leitura òtica,como vou pagar pela internet se nao tenho o numero que a caixa economica me pede?? eu preciso do numero do codigo de barras para fazer o pagamento pela internet, sem isso nao posso pagar, pq ao imprimir a folha, nao me aparece o numero do codigo de barras. cade os numeros ????

  • admin escrito em 11 janeiro, 2012, 9:29

    Olá Regina.
    No site da prefeitura – http://www.duquedecaxias.rj.gov.br – na barra lateral direita, tem um link que clicando, te leva à página de impressão da guia.
    As outras questões não podemos lhe responder pois o CaxiasDigital não tem vínculos com a prefeitura. Sentimos também pelo suporte precário que a gestão atual nos oferece.
    Obrigado.

  • admin escrito em 11 janeiro, 2012, 9:33

    Prezada Kátia.

    O CaxiasDigital não pertence à prefeitura. É apenas um veículo de informações e notícias sobre a cidade.
    Sentimos pelo suporte precário que a gestão atual nos oferece.

    Obrigado.

  • olivia t. de lima escrito em 23 fevereiro, 2012, 15:20

    Há 2 anos que eu tenho que ir buscar omeu carnê do iptu na prefeitura. Isso é chato!

  • maria neuza santos escrito em 27 abril, 2012, 17:39

    Gostaria de saber como retiro pela internet o meu carnet de 2012

  • admin escrito em 27 abril, 2012, 18:27

    Olá.

    Procure nesta página – http://duquedecaxias.nfe.com.br/ -

  • salete maria dos santos cavalcanti escrito em 27 setembro, 2012, 13:43

    meu  carne do iptu ainda nao chegou 

  • vivi escrito em 6 novembro, 2012, 17:29

    é um absurdo o vaslor de 270,00 do iptu vl 3º distrito

  • Alexandre Ditta escrito em 7 novembro, 2012, 10:19

    No bairro Amapá não deveria existir cobrança de IPTU afinal de contas é um bairro totalmente abandonado pelos prefeitos. Aliás, nem devem saber que existe este bairro.

  • Carlos Aguiar escrito em 19 novembro, 2012, 21:39

    É assustador! Tenho andado pelas ruas do meu bairro (Bairro dos Cavaleiros) e ás vezes tenho a sensação de que estou na África! É lamentável o abandono que este município está! E nós que pagamos o IPTU de 2012, teremos a devolução de alguma quantia, já que o lixo raramente foi recolhido este ano???? QUE VERGONHA ZITO! ATÉ NUNCA MAIS!!