Curso para Agente de Defesa Civil Mirim em Caxias


Curso para agente mirim da Defesa Civil

Em 2009 a primeira edição do curso capacitou 100 crianças

A Secretaria de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil de Duque de Caxias estará recebendo de quarta a sexta-feira (7 a 9 de julho), inscrições para o 2º Curso de Agente de Defesa Civil Mirim Junior para crianças de 10 a 14 anos. Durante o curso, que será realizado de 12 a 16 de julho, 60 alunos terão aulas de Defesa Civil, prevenção contra acidentes domésticos, preservação ambiental, primeiros socorros, combate a incêndio, educação no trânsito e prevenção ao uso de drogas. No ano passado, foram capacitadas cerca de 100 crianças que se transformaram em agentes multiplicadores em suas comunidades.

O curso será realizado na sede do 14º Grupamento de Bombeiros Militar, no bairro Laguna e Dourados, em parceria com empresas de Campos Elíseos, entre elas a Liquigás. “Nosso objetivo é incentivar a consciência preventiva nas crianças para que os conhecimentos sejam aplicados em suas casas, na sua comunidade e na sua escola”, explica o diretor da Defesa Civil do município, tenente-coronel Bombeiro Ronaldo Reis.

Com noções de avaliação de risco em edificações, os agentes de defesa civil mirim poderão, por exemplo, avisar à Defesa Civil quando observarem que uma casa está em situação de risco. Isso poderá ser o diferencial para que uma vida seja salva. Da mesma forma, as noções de prevenção de acidentes domésticos servirão para criarmos um ambiente mais seguro dentro das residências evitando perda de vidas e acidentes com queimaduras e fraturas.

“Com a participação da Polícia Militar e da Guarda Municipal no projeto estaremos dando ênfase também à educação no trânsito e a prevenção ao uso de drogas, o que também é considerado uma forma de desastre humano pela voracidade com que pessoas são vitimadas”, alerta o oficial militar.

As aulas serão ministradas das 8h30 às 12hs, com café da manhã e lanche para os alunos. Todos receberão crachá e diploma e os melhores colocados ganharão brindes.

Os interessados em participar do curso deverão se dirigir à sede Defesa Civil, na Rua Silva Fernandes, 170 munidos de 2 retratos 3×4, certidão de nascimento e autorização do pai ou responsável. Outras informações pelos telefones 08000-23-0199 e 199, ou pelo e-mail

Siga CaxiasDigital no Twitter

Texto: Paulo Gomes

Fotos: George Fant

Fonte: Site da Pref. de Duque de Caxias

Related Posts with Thumbnails