Cursos da Faetec melhoram a vida dos moradores de Duque de Caxias


O sonho de ter seu próprio negócio tem levado vários moradores de Duque de Caxias a se inscreverem em cursos profissionalizantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec).

Cabeleireiro, manicure, pedicure estão entre os mais procurados pelos futuros empreendedores. Para o secretário de estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, é fundamental a qualificação.

Evaniu do Nascimento e Maria Olímpia

Evaniu do Nascimento e Maria Olímpia

“Principalmente as mulheres não podem ficar dependentes do dinheiro de seus maridos. Elas precisam ter uma profissão que garanta uma renda. Hoje, de cada três casas em Duque de Caxias, uma é mantida por mulher. Por isso, temos investido em mais cursos profissionalizantes”, explica Alexandre Cardoso.

O casal Evaniu do Nascimento e Maria Olímpia investiu no curso de cabeleireiro da Faetec. Hoje têm um salão que atende em média 40 pessoas por dia. “Trabalhava como costureira, mas com o objetivo de aumentar a renda procurei outra profissão. Fiz um curso de cabeleireiro no Centro de Educação Tecnológica Profissionalizante (Cetep), em 2011. Com a ajuda do meu marido montamos um salão na garagem da nossa casa”, conta Maria Olímpia.

Márcia Vieira e Thaís dos Santos Sousa

Márcia Vieira e Thaís dos Santos Sousa

Casada e mão de quatro filhos, Márcia Vieira dos Santos, apostou no curso de cabeleireiro da fundação para ter uma profissão. “O curso da Faetec foi uma ótima oportunidade de aprendizagem profissional. Nele conheci técnicas de corte e pintura que não imaginava existirem”, revela a microempresária que a partir da renda obtida no salão formou o filho em técnico de Informática.

Incentivada pela mãe, Thaís dos Santos Sousa, também fez o curso de cabeleireira, e atualmente trabalha com ela no salão que funciona no bairro do Corte 8. “O curso é muito bom e indicado para quem não sabe nada sobre a área. Aprendi muito e quero continuar a especializar-me ainda mais na profissão”, garante.

Acesse o site da Faetec


Publicidade


 

Siga CaxiasDigital no Twitter

Recomende o CaxiasDigital no Facebook

Related Posts with Thumbnails