Defesa Civil de Duque de Caxias vai formar novos núcleos comunitários


A Secretaria de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil de Duque de Caxias inicia sábado, 19 de março, a edição de 2011 do Projeto Defesa Civil da Comunidade para formação de Núcleos Comunitários.

Agentes e voluntários da Defesa Civil destribuem água e alimentos

Agentes e voluntários da Defesa Civil destribuem água e alimentos

Das 13h às 16h, lideranças comunitárias e presidentes de associações de moradores receberão informações sobre o projeto. O evento ocorrerá no auditório da sede da Associação das Empresas de Campos Elíseos (Assecampe). A aula inaugural será ministrada pelo Tenente-coronel Bombeiro Ronaldo Reis, diretor da Defesa Civil Municipal.

O projeto conta com parceria da Assecampe e do processo APELL.

Com cerca de 40 Núcleos de Defesa Civil Comunitários (NUDECs) espalhados pelos quatros distritos, a Defesa Civil Municipal conta hoje com mais de 2 mil voluntários – moradores capacitados e com experiências adquiridas em simulações e em campo.

A inscrição para o curso de qualificação, que será ministrado até outubro, poderá ser feita no auditório da Assecampe no sábado local das palestras ou posteriormente na sede da Defesa Civil, na Rua Silvia Ferrando, s/nº, no bairro Parque Duque.

Voluntários e agentes da Defesa Civil de Caxias participam de buscas na Serra

Voluntários e agentes da Defesa Civil de Caxias participam de buscas na Serra

Durante o curso são ministradas aulas de gerenciamento de catástrofes e de abrigos, primeiros-socorros, meio ambiente, defesa civil e combate a incêndio, além de noções de avaliação de risco em edificações, entre outros. O curso concluirá em novembro com uma simulação.

O diretor da Defesa Civil, Ronaldo Reis, disse que este ano será incluída no curso a disciplina de Gerenciamento de Víveres e Aprovisionamento, com objetivo de conscientizar a população quanto à necessidade de preparação para catástrofes. Nesse caso, os moradores aprenderão sobre manutenção de víveres e de água potável como forma de sobrevivência. “A experiência sobre víveres foi adquirida pelos voluntários que, junto com equipes da Defesa Civil Municipal, passou cerca de um mês em Friburgo ajudando as vítimas da catástrofe que matou centenas de pessoas e deixou milhares de desabrigados em janeiro deste ano. As aulas dessa disciplina serão ministradas por voluntários, membros dos NUDECs e da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que participaram das ações na Região Serrana”, destacou o militar.

Segundo Ronaldo Reis, a rede de voluntariado dos NUDECs de Duque de Caxias são hoje referências no cenário da Defesa Civil nacional e, além de sua atuação dentro do Município, tem auxiliado a população de outros locais.

Para maiores informações sobre o curso, basta ligar para o telefone gratuito da Defesa Civil: 08000230199.

Texto: Paulo Gomes

Fotos: Divulgação

Fonte: PMDC


 

Siga CaxiasDigital no Twitter

Related Posts with Thumbnails

4 Comentários em “Defesa Civil de Duque de Caxias vai formar novos núcleos comunitários”

  • claudia s. jesus escrito em 17 março, 2011, 11:45

    gostaria de saber mais detalhes sobre o curso para voluntarios da defesa civil

  • admin escrito em 17 março, 2011, 11:55

    Para maiores informações sobre o curso, basta ligar para o telefone gratuito da Defesa Civil: 08000230199.

  • Romulo escrito em 21 março, 2011, 9:18

    É uma otima ideia a prevençao, nunca sabemos o que veem pela frente. parabens aos idealizadores.

  • gomes escrito em 23 março, 2011, 15:09

    os cursos são muito bons
    pela defesa civil de duque de caxias estive em friburgo nas equipes de resgate
    foi colocado em pratica td que aprendemos