Duque de Caxias comemora Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi lembrado em Duque de Caxias nesta sexta-feira, dia 3.

Secretário Ito presidiu a mesa no evento pela manhã

Secretário Ito presidiu a mesa no evento pela manhã

A Escola Municipal Paulo Roberto de Moraes Loureiro, inaugurou à tarde a reforma da sala de educação especial e homenageou a coordenadora da área da Secretaria de Educação, Edicléia Mascarenhas, dando seu nome ao local. A solenidade aconteceu às 15h, com a presença do secretário de Assistência Social, Airton Lopes da Silva, o Ito, e da subsecretária de Educação, Myriam Medeiros. Pela manhã, no Complexo da Assistência Social Juíza Olímpia Rosa Lemos, no bairro Centenário, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) também comemorou a data.

Localizada no bairro São Bento, a unidade já ganhou três prêmios da Unesco e conquistou boa colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) este ano. A escola atende 25 alunos com problemas mentais e que necessitam de educação especial.

Evento reuniu vários profissionais para lembrar a data

Evento reuniu vários profissionais para lembrar a data

A diretora da escola, Liane Ayrão disse ser justa a homenagem à responsável pela coordenadoria de educação especial. “Ela é uma pessoa do bem, competente e responsável”, destacou a professora, acrescentando que “graças ao trabalho da nossa homenageada todas as unidades que têm educação especial contam com um técnico de enfermagem para ajudar o professor”.

Na Secretaria de Assistência Social, o evento foi organizado pela Coordenação da Política Municipal da Pessoa com Deficiência e o Núcleo de Direitos Humanos do Departamento de Proteção Social Especial. Para falar sobre acessibilidade foi convidado o professor Arnaldo Baltazar Gomes, do departamento e membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; Luciano de Araújo Marinho falou sobre deficiência visual. A assistente social Patrícia Duarte, do projeto Equinovida, de Xerém, fez um balanço do trabalho realizado no Parque Ana Dantas que atende crianças com paralisia cerebral e síndrome de Down.

Do encontro participaram, entre outros, o secretário Airton Lopes da Silva, Ângela Garrido, do departamento de Proteção Especial; Andréia Soneira, que representou a coordenadora da área da Secretaria municipal de Educação; Edicléia Mascarenhas, Floricelma Machado, do CEAPD; da Secretaria Municipal de Saúde, e Edith Viana, da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (Fundec). A coordenação foi de Irani Cardoso, da Política Municipal da Pessoa com Deficiência e do Núcleo de Direitos Humanos.

Texto: Paulo Gomes

Fotos: George Fant

Fonte: Pref. de Duque de Caxias

Siga CaxiasDigital no Twitter

Related Posts with Thumbnails