Faetec abre inscrição para o Ensino Médio à Distância em oito CVTs a partir de 01/08


Para quem não teve a oportunidade de cursar o Ensino Médio, uma parceria entre a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado (Cecierj) oferece a partir da próxima segunda-feira, 1º de agosto, 411 vagas de Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (Emeja), na modalidade de educação à distância (semipresencial).

As vagas serão para os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) de Bangu, Cidade de Deus, Correios (Manguinhos), Engenho Novo, Quitungo (Vila da Penha), Saracuruna, Santa Cruz e São João de Meriti. As inscrições ficam abertas até o dia 7 de agosto e devem ser feitas no site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br). O edital estará disponível no site da Rede a partir de segunda-feira (1/8).

O Emeja é voltado para jovens e adultos que não cursaram o Ensino Médio. Pode se inscrever quem tem idade mínima de 18 anos e concluiu o Ensino Fundamental. As 411 vagas serão, exclusivamente, para a primeira série do Emeja, equivalente ao primeiro ano do Ensino Médio. O preenchimento das vagas será definido por sorteio que acontece no dia 10 de agosto. A divulgação do resultado será no dia 11 e a matrícula dos sorteados acontece de 12 a 15 de agosto. A Faetec e a Fundação Cecierj são duas unidades da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.

Como o curso é semipresencial, o aluno pode estudar de casa, ou outros lugares com acesso à internet, tem o acompanhamento de tutores e assiste a aulas presenciais em dias determinados.

– O que estamos fazendo é criar uma condição especial para que jovens e adultos possam voltar a estudar. O jovem precisa trabalhar e muitos não conseguem assistir suas aulas porque não chegam a tempo nas escolas. Com essa parceria, oferecemos uma oportunidade para que essas pessoas consigam continuar com seus estudos –, diz o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

Na parceria, a Faetec participa oferecendo os tutores, para o ensino a distância e as aulas presenciais, e a estrutura física para a realização das aulas do curso, com duração de seis meses. Já a Fundação Cecierj é a responsável pelo conteúdo das aulas e pela tecnologia do ensino a distância.

– Esta é mais uma inovação da Faetec junto com a Fundação Cecierj. Vamos criar mais e melhores condições para realizar o sonho daqueles que desejam se formar no Ensino Médio e hoje encontram dificuldades –, afirma o presidente da Faetec, Celso Pansera.

Para mais informações, os interessados podem acessar o site da Faetec, ou entrar em contato com a Fundação Dom Cintra (FDC), responsável pela seleção, através do telefone (21) 4063-6396.


 

Siga CaxiasDigital no Twitter

Related Posts with Thumbnails