Festival SESI Bonecos do Mundo traz atrações de marionetes ao Rio


Maior evento de teatro de animação do Brasil terá cinco dias de programação, de graça, com companhias brasileiras e internacionais.

Maior evento de teatro de animação do Brasil, o Festival SESI Bonecos chega ao Rio de Janeiro apresentando atrações internacionais e oficinas de marionetes para o público. O evento acontece no Teatro SESI Centro e também no Aterro do Flamengo, onde contará com palcos gigantes, exposições, oficinas e espetáculos de companhias brasileiras e de outros países.

No Teatro SESI Centro, a programação começa segunda-feira, dia 22 de agosto, e vai até quarta, dia 24, sempre com espetáculos às 19h e às 21h, com apresentações de companhias da Rússia, Peru e Chile. O evento é gratuito; a classificação, livre.

Apresentado em festivais na Polônia, Alemanha, Espanha, Portugal, Suécia, França, Estados Unidos, entre outros países, o espetáculo “Metamorphosis”, do Teatro Tenj, da Rússia, será uma das atrações da abertura da programação, segunda-feira, dia 22, às 19h, no SESI Centro. A trama é baseada em um estilo com técnicas de sombra, que fazem com que o auditório acompanhe a improvisação do artista, no momento da visualização.

Na programação, destacam-se ainda a companhia Hugo e Ines, do Peru, com “Cuentos Pequeños”, que mostra um desfile de personagens de diferentes partes do corpo, como os pés, joelhos, rosto e cotovelos, formando bonecos de carne e osso, dando vida aos personagens nos breves momentos poéticos que estão escondidos na vida diária.

Programação inclui oficinas do teatro de bonecos

Já no Aterro do Flamengo, o evento acontecerá dias 27 e 28 de agosto (sábado e domingo), ao lado do Monumento dos Pracinhas, às 16h30, e irá contar com exposição, ateliês de montagem dos bonecos, feira temática, apresentação de teatro de bonecos do Brasil, Espanha, Rússia, Chile e Peru, e show da banda Pato Fu.

O grupo mineiro Giramundo abrirá a programação do fim de semana, se apresentando sábado, dia 27, às 16h30, com performance no meio do público. Haverá também uma exposição para comemorar os 40 anos da companhia, que conta com 33 espetáculos, além de um arquivo que reúne mais de mil bonecos e elementos cenográficos.

O público também poderá conferir, de graça, as três oficinas de bonecos que serão ministradas no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, na Praça Onze, no centro do Rio, que contarão com mestres do teatro de bonecos do Brasil e do mundo.

Às oficinas, entre os dias 22 e 26 de agosto, estão abertas a profissionais de teatro (bonequeiros, atores e artistas plásticos), estudantes de artes cênicas e arte-educadores com alguma prática em teatro ou artes plásticas.

As inscrições para as oficinas podem ser feitas no Teatro SESI Centro (Av. Graça Aranha, 1), pelo telefone 2536-4546, ou através dos e-mails erubinsztajn@firjan.org.br e cmlacerda@firjan.org.br.

SERVIÇO:

EVENTO: FESTIVAL SESI BONECOS DO MUNDO

LOCAL: TEATRO SESI CENTRO (AV. GRAÇA ARANHA, 1 – CENTRO)

DATA: DIAS 22, 23 E 24 DE AGOSTO (SEGUNDA, TERÇA E QUARTA)

HORÁRIO: 19H e 21H

TEL: 2563-4163

***

SERVIÇO:

EVENTO: FESTIVAL SESI BONECOS DO MUNDO

LOCAL: ATERRO DO FLAMENGO (AO LADO DO MONUMENTO DOS PRACINHAS)

DATA: DIAS 27 E 28 DE AGOSTO (SÁBADO e DOMINGO)

HORÁRIO: 16H30


 

Siga CaxiasDigital no Twitter

Related Posts with Thumbnails

2 Comentários em “Festival SESI Bonecos do Mundo traz atrações de marionetes ao Rio”

  • ezequiel gomes escrito em 23 agosto, 2011, 19:39

    aturma do meumunicipio quer participa
    queria fazer a escrição deles
    ezequiel gomes soares
    denis rocha miynssen de moraes paulo cassiano jussara moraes de castro tatiane carreira da silva

  • tania lima torres escrito em 25 agosto, 2011, 12:03

    falharam por divulgar que os ingressos no teatro sesi seriam distribuidos uma hora antes do espetaculo e distribuiram ao meio-dia. Quem foi ate la, as 18h (como divulgava a internet e o jornal ) nao conseguiu acesso !… Falha gravissima de organizacao )