Fundec ensina costureiras a aprimorar a confecção de roupas


Roupas e acessórios. Estes são os produtos que 26 costureiras estão aprendendo a fazer na Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (Fundec), da Prefeitura de Duque de Caxias, utilizando técnicas e novas tecnologias, a fim de melhorar a produção e principalmente a renda.


Publicidade

Na próxima sexta-feira, 19 de novembro, às 17h, no evento denominado “Facid – Costureira Fashion”, as alunas da unidade Gramacho apresentarão suas novas confecções na unidade 25 de Agosto, onde acontece o PEAFS (Programa Especial de Atividades Físicas e Socioeducativas).

No curso de Treinamento de Costureiras oferecido pela Fundec, as alunas são qualificadas para as atividades de confecção, aprendendo a utilizar a máquina de costura industrial, além do manuseio de linhas, agulhas e tecidos.

De acordo com a Presidente da Fundec, Roberta Barreto, o incentivo ao trabalho das costureiras é o que motiva esse evento. “Esse é um projeto que estimula a criação das alunas e tem o objetivo de consolidar este setor no município de Duque de Caxias, gerando renda para as alunas”, destacou Roberta.

Mário Tavares, diretor da Unidade Gramacho, destaca a importância de eventos como esse: “Vendo o progresso das alunas do curso de costura, percebi que seria muito interessante divulgar o trabalho produzido por elas e esta é a ocasião para isto. É muito bom poder incentivar essas meninas. Elas superaram os obstáculos e as dificuldades e merecem esse reconhecimento,” enfatizou o diretor.

Para a professora, Ana Lúcia de Souza, o importante do curso é que o conhecimento adquirido pelos alunos pode utilizado em qualquer local. “O principal é que elas se empreguem ou montem o seu próprio negócio”, falou, acrescentando que, nos cursos, as costureiras também têm aulas de empreendedorismo, de como montar um negócio, administrá-lo. “Elas saem com uma visão industrial, podendo ter uma produtividade maior e melhor”, disse.

A aluna e costureira Gelvaneza Alves, 28 anos, moradora do bairro Olavo Bilac, irá inaugurar uma confecção na próxima semana. “Aprimorei os meus conhecimentos no curso da Fundec e agora já estou abrindo o meu próprio negócio. Tive ótimos professores, tomei ciência sobre a Lei do Microempreendedor Individual (MEI), conhecendo direitos e deveres dos microempreendedores e me aprofundando nas questões de cidadania”, ressaltou Gelvaneza.

http://www.fundec.rj.gov.br/
Tel 21 2672-5650

Texto: Aline Brandão

Fotos: Divulgação

Fonte: Pref. de Duque de Caxias

Siga CaxiasDigital no Twitter

Related Posts with Thumbnails

5 Comentários em “Fundec ensina costureiras a aprimorar a confecção de roupas”

  • Roberta Barreto escrito em 18 novembro, 2010, 22:34

    Esperamos você no evento, sua presença é um incentivo para nossas cursistas e renova nossa vontade de construir uma sociedade mais saudável e capacitada para empreendimentos individuais! abraços!

  • Letycia Batista Miranda escrito em 2 dezembro, 2010, 15:11

    Como eu fasso para partisipa ?
    me pase o emdereso meu telefone de casa e: 36524714 adoro desenha roupais e so fauta eu aprende a costura me respoda obrigado !

  • monika escrito em 22 março, 2011, 21:31

    gostaria de saber quando iniciara novas turmas para o curso de costura

  • admin escrito em 22 março, 2011, 22:07

    Olá Mônica.
    Entre em contato com a Fundec pelo telefone 21 2672-5650

  • marly escrito em 15 maio, 2011, 23:07

    quando iniciará novas turmas?voces tem curso de modelagem também?