Novo Cetep Vila Rosário oferece cursos profissionalizantes


O Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, inaugurou neste sábado (3/3) a nona unidade do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep), que irá oferecer cursos nas áreas de informática, idiomas e serviço.

Renata Feliciano, aluna dos cursos de Informática e Cabeleireiro

Renata Feliciano, aluna dos cursos de Informática e Cabeleireiro / Foto: Rafael Barreto

Com capacidade para formar até 1.500 alunos por ano, o centro começa a funcionar nesta segunda-feira com a primeira turma, formada por 770 alunos. Até maio a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) abrirá inscrições em seu site – www.faetec.rj.gov.br – para novas turmas.

A nova unidade está localizada na Rua Mário Bering, Lote 1, Quadra 30, e oferece em seis cursos: Informática I – Windows e Word, Inglês, Espanhol, Cabeleireiro, Operador de Telemarketing, Manicure e Pedicure. Segundo o Secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso o Cetep de Vila Rosário dará oportunidade aos moradores não só daquela localidade como de regiões próximas a se profissionalizarem e ingressarem no mercado de trabalho com uma qualificação.

“É essa a escola que queremos e estamos plantando esta semente não só em Duque de Caxias, mas em todo o Estado do Rio. Não podemos permitir que os jovens de 17,18 e 19 anos saiam da escola sem uma profissão, por isso temos investido na implantação de escolas profissionalizantes. Quando fui convidado para assumir a Secretária de Ciência e Tecnologia pelo governador Sérgio Cabral, ele pediu para que transformássemos o Rio em referência nacional em cursos profissionais. Este também era o desejo do presidente Lula. Hoje, o desejo se tornou realidade. Estamos materializando a escola que muda a vida”, destacou Alexandre Cardoso.

O Secretário lembrou que o Rio sediará grandes eventos internacionais e é fundamental preparar o trabalhador para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. “Eventos como esses atraem milhares de turistas para a capital fluminense. Uma manicure ou cabeleireira que tenha o domínio da língua inglesa, com toda a certeza terá um ganho maior, já que o visitante se comunica neste idioma. Por isso, junto com os demais cursos oferecemos o de espanhol e inglês”, ressalta.

O presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), Celso Pansera, disse que o governador Sérgio Cabral tem sido um grande parceiro nas iniciativas da fundação no investimento de cursos profissionalizantes.

Olho no futuro

Renata Ferreira Feliciano, 33 anos, está se preparando para começar o curso de Informática e Cabeleireiro. Ela fez a inscrição no último dia, e acabou sendo sorteada. “Sempre tive vontade de fazer um curso da Faetec, mas como tenho que cuidar de dois filhos, acabava sendo complicado, principalmente depois que montei em minha casa um pequeno salão de cabeleireiro. Mesmo assim fui no último dia me inscrever. No dia do sorteio levei um susto ao ver que havia conseguido as duas vagas. Era tudo o que deseja. Pois quero aprender todas as técnicas de cabeleireira e poder colocar na parede o diploma. Já o curso de informática será importante na administração do futuro salão que pretendo abrir”, afirma Renata.

Já a auxiliar-administrativa Andréa Gomes Fonseca da Silva, matriculada no curso de inglês tem planos para um futuro bem próximo. Ir visitar parentes nos Estados Unidos, sem precisar de um intérprete. “Dominar um segundo idioma é fundamental atualmente. Por isso, concorri a uma vaga no curso de inglês, com toda a certeza ajudará muito no meu trabalho. Também pretendo visitar parentes que residem nos Estados Unidos, e saber o inglês será importante, pois não ficarei dependendo de ninguém”, garante.


Publicidade


 

Siga CaxiasDigital no Twitter

Recomende o CaxiasDigital no Facebook

Related Posts with Thumbnails