Polos de moda apresentam novidades para o Verão 2014 em salão de negócios do Fashion Rio


Empresas do estado do Rio apostam em coleções que valorizam a mulher, o momento de destaque da Cidade Maravilhosa e a sustentabilidade.

Entre os dias 14 e 17 de maio, compradores e lojistas nacionais e internacionais terão a oportunidade de conhecer as coleções Primavera | Verão 2013-14 dos polos de moda do estado do Rio, que participam do Salão Bossa Nova de Moda e Negócios. O Sistema FIRJAN, através do SENAI Moda Design, apoia a participação das empresas fluminenses no evento, a bolsa de negócios oficial do Fashion Rio.

O Salão será realizado das 10h às 21h no Espaço 3650, na Av. das Américas, ao lado do Shopping VillageMall, na Barra da Tijuca. Ele surgiu da junção do Fashion Business e o Rio-à-Porter, que se fundiram com o objetivo de fortalecer a organização da cadeia produtiva da moda no Estado do Rio de Janeiro. Esta união de forças oferecerá mais condições à cadeia produtiva de se planejar e competir no mercado.

Nesta edição, em função da parceria e da necessidade de alinhamento com seus parceiros institucionais, o Salão não acontece em paralelo ao Fashion Rio, oferecendo a todos mais tempo para apresentarem suas coleções Primavera l Verão 2013-14 aos compradores. O Fashion Rio aconteceu entre os dias 15 e 19 de abril, na Maria da Glória. A partir da próxima edição, quando será apresentada a coleção Outono l Inverno 2014, os eventos serão realizados em mesma data e local.

Durante o Salão, as grifes e confecções trazem novidades nos segmentos de moda feminina, masculina, praia, fitness e acessórios como joias, bijuterias, bolsas e sapatos. O evento fomenta a geração de negócios e a visibilidade da indústria da moda. Nesta edição, alguns destaques das coleções são as apostas na valorização feminina e no momento de destaque da Cidade Maravilhosa, que receberá grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O tema sustentabilidade também está em alta, com empresas que apostam no reaproveitamento de materiais.

Hoje, o setor reúne quase 5 mil empresas de confecção, que geram cerca de 60 mil empregos diretos e mais de 90 mil indiretos. Outros setores ligados à atividade como as indústrias têxteis, de calçados e de joias somam cerca de 600 empresas, que geram mais 10 mil empregos em todo o estado.

Moda Búzios / Cabo Frio

Com a participação de mais de 40 empresas, que empregam aproximadamente 200 funcionários, o Polo é destaque em moda feminina, moda praia, fitness e acessórios. No Salão Bossa Nova de Moda e Negócios, o grupo será representado pelas empresas Azaí Biquínis, Dona Fada, JS Design Sustentável, Molusco, Monica Krexa, Pitanga e Q Art Fitness. As coleções serão focam nas características e peculiaridades das regiões do país.

A JS Design Sustentável traz uma coleção em que o principal material é o papel, seja adquirido através de parcerias de coleta seletiva ou o próprio papel virgem, sem tratamentos químico e pintado à mão com tinta à base de água. A Q Art Fitness traz peças com tecidos tecnológicos de alta qualidade que ass eguram bem-estar, equilíbrio e performance na prática dos esportes.

Especializada em moda praia, a Pitanga aposta em estamparias digitais que fazem com que as cores fiquem mais vibrantes e ricas nos detalhes. Já a Dona Fada valoriza o artesanato inserido ao produto confeccionado em série e faz a moda feminina em fibras naturais, bordados e aplicações.



Publicidade


Moda Campos

Destaque na produção de moda feminina, o Polo é composto por mais de 200 empresas, que empregam cerca de 1.200 pessoas. O grupo será representado pelas grifes Angela Bechara, IN LOVE Fashion Tees, La Reina, Slake e Thabata Rangel de Gusmão.

As coleções são inspiradas num Brasil tropi cal. Cada uma das empresas faz um passeio pelas paisagens brasileiras e cores vibrantes do verão, alinhadas à preocupação com uma produção ecologicamente responsável.

Moda Carioca de São Cristovão

O Polo é formado por mais de 70 empresas e emprega cerca de três mil pessoas, que são atendidas por aproximadamente 800 fornecedores e prestadores de serviços terceirizados. No Salão Bossa Nova de Moda e Negócios, o grupo será representado pelas marcas Julia Vidal, Nidas, Primórdio e Tricot Store.

A coleção de Julia Vidal traz a influência da miscigenação no esporte brasileiro, com estampas dos movimentos corporais da capoeira, do futebol e da prática de empinar pipa. Focada em moda praia e feminina, a Nidas apresenta produtos inspirados no tema Caleidoscópio, que mostr am uma nova visão sobre as formas. A Tricot Store traz diversas estampas em casacos e regatas leves, que podem ser usados em qualquer estação. Com a coleção Paradise, a Primordio traz produtos com alma jovem e de atitude.

Joia Carioca

Responsável por aproximadamente dois mil empregos diretos, o setor joalheiro conta com cerca de 100 empresas que fabricam joias e bijuterias. Representando o segmento, o Polo Joia Carioca participa do Salão com as empresas Arte Coletiva, Espaço Ibicy, Marcela Costa, Olendzki, Spariam e VYX Ipanema.

A Arte Coletiva utiliza restos da construção civil, papel, bagaço de cana, fios de cabelo como matérias-primas para suas joias. A Spariam aposta na prata agregada à resina com inclusão de materiais, dando um aspecto nobre a restos de tecidos que seriam jogados no lixo. A VYX Ipanema traz uma coleção aliada à irreverência, despojamento e versatilidade da mulher carioca. Outro destaque é Marcela Costa, que apresenta joias artesanais criadas a partir das formas orgânicas e dos movimentos e texturas simbióticos encontrados no design dos elementos naturais.

Moda Lingerie, Praia e Fitness de Nova Friburgo e Região

Considerado o maior polo de lingerie do Brasil, também se destaca na produção de fitness e moda praia. Possui mais de mil confecções, que geram aproximadamente 10 mil empregos diretos. O grupo será representado pelas empresas Carolina ETZ, CCM Sports, Fragille, Monthal, Pelle Nuda, Tardene e Trave Underwear. Sem deixar de lado o conforto e a qualidade de seus produtos, as empresas vão apresentar coleções que valorizam a sensualidade da mulher moderna e suas exigências de conforto e beleza.

Moda Niterói

O Polo conta com mais de 100 confecções e é caracterizado pela multissetorialidade, com empresas de moda feminina, masculina, praia e esporte; além de ateliês de customização e alta costura e das que produzem acessórios em couro, calçados, bolsas, joias e bijuterias. O grupo será representado pelas empresas Areia Rio, Cotton de Fadas, Daniela Curvelo Bijoux, Relicário, S. Gabotto, Patuá Bolsas e Utopie.

A coleção da Utopie será uma homenagem à Cidade Maravilhosa, com a proposta de abusar da liberdade dos movimentos com shapes e inspirações dos anos 70, que é uma década que tem tudo a ver com o despojamento da carioca. A S.Gabotto aposta em acessórios que conferem nobreza ao rústico. Atenta às tendências mundiais, Daniela Curv elo traz acessórios coloridos, que servirão como adereços perfeitos em tempos de Olimpíadas e Copa do Mundo.

O conceito da Cotton de Fadas são os Lençóis Maranhenses. A partir de pesquisas de cores, texturas e formas foram criadas estampas digitais e pinturas à mão, usando variadas técnicas. Na coleção “Eu vejo flores em você”, a Patuá Bolsas e Acessórios utiliza tecidos como teares, couro ecológico texturizado e tecidos pet. Focada em moda praia, a Areia Rio traz produtos que priorizam a qualidade, conforto e descontração que compõem o estilo carioca de viver. Voltada para a moda masculina, a Relicário Carioca prioriza o clássico, com bermudas de alfaiataria e outras peças de tecido leve.

Moda Noroeste

As cerca de 150 empresas do Polo Noroeste Fluminense se dest acam na produção de lingerie noite. Atualmente, também aposta em acessórios com toque artesanal e linha active, com moda praia e fitness. O Polo investe em alta tecnologia para estar sempre em sintonia com as tendências de um mercado cada vez mais exigente.

O grupo participa do Salão com as empresas Bordando o Futuro, Doces Sonhos, Salysh e Sianinhas, que apresentarão produtos da linha de lingerie noite, esportiva, artigos feito à mão, acessórios e bolsas. O Polo tem como parceiros o Sindicato das Confecções de Roupas no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Sincronerj) e o SENAI Moda e Design.

Moda Petrópolis

Com mais de 1.200 lojas distribuídas por toda a cidade, as confecções de Petrópolis produzem moda para diversos públicos. O Polo participa do Salão Bossa N ova de Moda e Negócios com as empresas Artti Rio, Branca Maria, Calabrote, Cola Colorida, Mananciais, Off Rio, Vestire, Vizoo e Water Color. O grupo se inspira no jeito e na rotina das cariocas para trazer ao público a temática do Verão 2014.

Na cartela de cores, branco puro, amarelo e vermelho inspiram looks monocromáticos e intensos. O destaque é a cor pitanga, que vai iluminar das produções mais básicas às mais sofisticadas. Os shapes também refletem toda a sensualidade e a leveza da carioca: modelos cropped, como os tops cortados e vestidos com decotes reveladores, aparecem junto às releituras da frente única. Para equilibrar, saias e vestidos no comprimento maxi. A camisaria é o toque de sofisticação traduzido para a linguagem cotidiana, e os tubinhos saem dos anos 60 para fazer sucesso em Ipanema e Leblon.

Moda Rio

Hoje, só o município do Rio de Janeiro abriga mais de mil e quatrocentas empresas, que empregam aproximadamente 21 mil pessoas. No Salão Bossa Nova de Moda e Negócios, o Polo Moda Rio participa com as empresas Confecções Tristar e R. Groove. A Confecções Tristar apresenta o jeans que valoriza o conforto e a beleza da mulher. Já a R. Groove, que trabalha com moda masculina, apresenta peças para quem quer se manter antenado às tendências, sem perder a originalidade.

Moda São Gonçalo

O Polo se caracteriza pela produção de acessórios, jeans, moda praia, moda íntima, surfwear e casual. Hoje, possui cerca de 300 empresas formais, que geram mais de dois mil e quinhentos empregos diretos. O Polo será representado pelas empresas Beth Costa, Due, Insanidade, L. Santii e Suspirar.

O verão da Due terá três linhas de tendências que se complementam: a linha Europa vem com o romantismo dos anos 50, a segunda traz estampas de animais e a terceira linha pixel vem com as tendências internacionais. A Suspirar traz uma coleção que dará destaque à mulher brasileira, focada no Norte do Brasil, tendo como tema a Amazônia e suas cores. Característica por seus acessórios de couro adulto feminino, a L. Santii traz uma coleção com muito brilho. Já Beth Costa traz acessórios com correntes, franjas e pedras. Empresa de jeanswear, a Insanidade traz a coleção “Tribo blue jeans”, um jeans para todas as tribos, customizado, com aplicações em diversos materiais.

Moda Sul Fluminense

Destaque na produção de moda feminina, alta costura e acessórios, que vão desde brincos e pulseiras a bolsas casuais e para a noite, o Polo é formado por confecções qu e empregam mais de duas mil pessoas. No evento, o grupo será representado pelas empresas Bulgary, Marc Rod, Maria-Fia, Penduricalho, Pitaya Rosa e Valeria Moraes.

Com o tema “Eu me kahlo”, inspirada em Frida Kahlo, a Maria-Fia traz brincos, colares e pulseiras cheias de cores, que valorizam uma mulher intensa. Já a Penduricalho focou numa coleção leve, alto astral, descolada e diferente. A empresa passeia entre cores, texturas e animal print, com bolsas, mochilas e bijus. Especializada em moda feminina, a Valéria Moraes traz peças despojadas, com detalhes étnicos.

Já a Bulgary, uma nova empresa que vai lançar sua marca durante o Salão Bossa Nova, aposta em camisaria feminina e masculina, com tecidos em 100% algodão e com o conceito de elegância e baixo custo para o consumidor. A Marc Rod traz acessórios e sandálias femininas e mascul inas focados no público antenado em moda, que busca um calçado de qualidade e com design arrojado.

NucleUM moda

Com a marca “nucleUM moda”, o Polo de Calçados, Bolsas, Acessórios e Confecção da cidade do Rio de Janeiro promete muitas novidades com as coleções Primavera | Verão 2013-14. O grupo é composto por empresários que vieram originalmente do antigo Polo de Calçados e Acessórios do Rio de Janeiro e ainda pelo antigo Grupo Social Carioca. O Polo é formado por mais de 50 empresas, que geram cerca de mil empregos. O polo participa do evento com as empresas Brigida, Cláudia Duarte, Dayrell, Duna, In Bits, Le Berbat, Que Isso Querida!, Tai Dai, Yogachic e Zóia.

Têxtil do Rio

Responsável pela geração de cerca de 8 mil empregos, o Polo Têxtil do Estado do Rio de Janeiro é formado por aproximadamente 400 empresas. Possui forte tradição no mercado nacional na fabricação de tecidos de algodão, malhas, mistos e sintéticos, sedas, rendas, bordados, linho e passamanarias, além de não-tecidos para o ramo de limpeza.

Nesta edição o Polo será representado pela marca Hak, empresa especializada em aviamentos que apresenta uma linha completa de passamanarias, rendas, franjas, cordões, elásticos e artigos metálicos. O polo atende a um grande segmento do setor de confecções e vestuário em geral, como as melhores grifes e fábricas do país que, pela reconhecida qualidade e gama de variedade de seus produtos, adquirem seus tecidos das indústrias têxteis fluminenses.


 

Siga o CaxiasDigital no Twitter

Related Posts with Thumbnails