Os jovens do bairro Pilar, em Duque de Caxias, tiveram as oportunidades para seu futuro ampliadas com a inauguração da Unidade de Educação para o Trabalho (UNET) Nossa Senhora do Pilar.


Publicidade

O evento ocorreu na noite dessa segunda-feira, 15 de março, em frente à nova unidade, na Rua Comendador Silva Cardoso, com a presença do prefeito José Camilo Zito (PSDB). Enquanto o evento corria, os moradores da região já estavam se inscrevendo nos vários cursos oferecidos. “Hoje, já temos 750 alunos nessa UNET. Até o final do ano terão passado por aqui 2 mil alunos”, declarou a presidente da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais, Roberta Barreto.

O prefeito visitou as novas instalações formada de salas climatizadas onde serão realizados cursos gratuitos de inglês, espanhol, informática, Irla (instalador e reparador de linhas aéreas – telefonia), cabista, cabeleireiro e manicure. A unidade contará, também gratuitamente, com alfabetização digital com acesso à Internet e turmas do curso Preparatório para Instituições Estaduais e Federais (PEF), para alunos do último ano do Ensino Fundamental que quiserem participar de concursos para entrar em instituições de Ensino Médio de excelência, como o Colégio Pedro II e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – ambos com unidades no município.

O secretário Municipal de Esporte e Lazer, Pedro Paulo Noyma, falou sobre a igualdade de condições que as UNETs possibilitam. “Os trabalhadores sabem da dificuldade de seus filhos conseguirem ingressar no mercado de trabalho. Um prefeito como Zito, que assume o investimento de unidades como esta que criam oportunidade para o futuro profissional de nossa juventude, merece o nosso respeito”, afirmou. O secretário Municipal de Habitação, Marco Figueiredo, elogiou a qualidade das instalações. “Parabéns a presidente Roberta Barreto e sua equipe. Este é um trabalho sério, com quase 40 UNETs espalhadas pelos quatro distritos e que reflete o fato de Caxias ser o segundo município do estado em geração de empregos com carteira assinada”, parabenizou.

O vereador Marcelo Ferreira Ribeiro, o Marcelo do Seu Dino, falou sobre o ganho para os moradores da região que a instalação da UNET oferece. “São cursos de qualificação profissional gratuitos oferecidos em salas com ar- condicionado e com grande quantidade de vagas. Isso é maravilhoso. Eu moro aqui no Pilar e conheço as dificuldades desse povo. Quando foi que esse bairro teve algo assim?”, perguntou.

Roberta Barreto ressaltou a igualdade de oportunidades. “O sonho destes jovens é o de ter um futuro melhor. É o mesmo sonho da minha filha, de estudar em um colégio como o Pedro II. Cursando o PEF em uma de nossas unidades eles terão as mesmas chances que ela para realizar este desejo”, comparou Roberta, que destacou o alcance das UNETs. “Se fosse pagar por um desses cursos, o morador não gastaria menos de R$ 300. Este ano, 50 mil alunos cursarão gratuitamente em nossas instalações. Um número sem paralelo em nossa cidade”, concluiu.

Zito relembrou tudo o que fizera pelo Pilar, tanto na atual gestão como nos ocasiões anteriores que ocupou a cadeira de prefeito da cidade. “Os alunos que iam ao CIEP do bairro em dias de muita chuva, precisam correr o risco de caminhar pelo asfalto da Avenida Presidente Kennedy, pois não havia como transitar pelas ruas de barro cobertas de lama. O asfalto que colocamos nestas ruas oito anos atrás ainda está aí. As escolas municipais Solano Trindade e Sonia Regina Scudese fomos nós que construímos. Trouxemos a UNET para cá porque queremos que nossa cidade tenha o melhor. E educar é cuidar do presente investindo no futuro”, disse o prefeito.

Texto: Vinicius Marins
Fotos: Everton Barsan
Fonte: PMDC


 

Siga CaxiasDigital no Twitter

Recomende o CaxiasDigital no Facebook