Rede municipal de ensino de Duque de Caxias aprova greve de 72 horas


16/05 – 13 horas – Assembléia no Clube dos Quinhentos;

Em audiência realizada na manhã de hoje (11/05),o governo de Duque de Caxias informou que não existe nenhuma proposta de reajuste para os profissionais da Educação do município até o momento.

Reunidos em assembléia no Clube dos Quinhentos após a audiência, mais de mil profissionais da Educação presentes, decidiram por unanimidade entrar em Greve por 72 horas.

Logo em seguida eles seguiram em passeata pelo centro de cidade em direção a Secretaria de Educação, contando com o apoio da população.

Os educadores alegam que o principal motivo da manifestação é a falta de proposta de reajuste da prefeitura. A reivindicação da categoria é reajuste salarial e incorporação da gratificação do FUNDEB.

Eles também estão denunciando as péssimas condições de trabalho na rede municipal, falta de materiais didáticos e problemas estruturais das escolas e exigem que o governo apresente um calendário de reformas das unidades, uma vez que algumas delas estão em situação crítica, colocando em risco a integridade física dos alunos e profissionais.

Veja as fotos que revelam a real situação http://fabiopereira.wordpress.com/

A assembléia aprovou, ainda, o seguinte calendário de mobilização:

12/05 – Reunião nas escolas com alunos, pais e responsáveis e corrida as escolas vizinhas;

13/05 – 9 horas – Ato na porta da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias (Jardim Primavera);

16/05 – 13 horas – Assembléia no Clube dos Quinhentos;

Fonte: http://sepecaxias.org.br/site/


 

Siga CaxiasDigital no Twitter

Related Posts with Thumbnails

54 Comentários em “Rede municipal de ensino de Duque de Caxias aprova greve de 72 horas”

  • amanda machado escrito em 12 maio, 2011, 22:24

    Essa forma de reinvindicar melhores salários é muita covardia que se faz com os alunos de Escolas públicas, que ficam sem aulas durante tanto tempo , há formas mais inteligente de conquistar o que se quer . PROFESSORES, VOLTEM PARA AS SUAS ESCOLAS , POIS O PESSOAL QUE DIRIGEM O SEPE ESTÃO EM LICENÇA SINDICAL, PARALIZAÇÃO PARA ELES É UMA FORMA DE MOSTRAREM TRABALHO. OS SEUS ALUNOS NÃO MERECEM ESSE PREJUÍZO IRREPARÁVEL.

  • Valentina escrito em 13 maio, 2011, 0:54

    Num momento em que a cidade aparece na midia como falida, o SEPE está ajudando ao governo ausentando as escolas dos alunos e professores: a merenda esta garantida por mais alguns dias (então fornecedor não recebe!) afinal ninguem irá comê-la por 3 dias, a energia eletrica foi reduzida, os terceirizados estão em casa sem receber e sem gastar. Quando é que o sindicato irá assumir o seu papel de formador e não somente articulador de hipocrisias? Quando essa turma que já esta na cúpula do SEPE há anos irá mudar? Será que são só os politicos que gostam dessas “boquinhas” de nunca sairem do poder?

  • Richard escrito em 13 maio, 2011, 2:05

    Professor da rede municipal de Duque de Caxias não tem motivo para reclamar, pois o seu salário é um dos melhores do Brasil e sem falar da carga horária de trabalho: 20 horas semanais. 4 horas por dia! Pessoal, isso é mesmo uma corvardia que estão fazendo com os alunos, porque a questão central da paralisação é aumento de salário. A maioria desses professores são indignos de exigirem um centavo de aumento, pois não possuem a qualidade e o compromisso do verdadeiro educador. E isso é tão verdadeiro que eles tem horror em por seus filhos em Escola Pública, pagam as escolas particulares mais caras e livram seus filhos deles mesmos (professor de escola pública).

  • M.RODRIGUES escrito em 13 maio, 2011, 2:10

    Pois é, Amanda, se isso é covardia, que dirão os professores que precisam chegar a este estágio. Que dirão os terceirizados (merendeiras, porteiros, inspetores…) que não recebem seus salários e cestas básicas há meses.
    Você acharia justo trabalhar e não receber sua grana no fim do mês?
    Você acha justo trabalhar em condições precárias expondo os alunos a todo tipo de sorte? Enquanto isso, o governo vive por aí inaugurando pracinhas e quadras poliestportivas, e bancando shows de pagodeiros… Que tal, a mesma população apoiar o movimento dos professores, que afinal tb é para o bem deles e de seus filhos? Talvez não, né, preferem esses showzinhos e pracinhas…
    Aliás, para ter um pensamento desses, provavelmente vc também deve preferir isso… Por pensamentos como este é que esta cidade não evolui como deveria, afinal, quanto menos instruído, mais facilmente o povo é manobrado…

  • robson escrito em 13 maio, 2011, 17:31

    Vergonhoso pessoas darem opiniões julgando milhares de pessoas sem ter fundamento, base, conhecimento da real situação para isso.Quem não está na escola não sabe como é.Coação aos diretores, aos funcionários, aos professores e alunos…Querem que continue as aulas?Pois saibam que essa greve não é somente por salário, mas por materiais pedagógicos e estrutura mínima de qualidade para nossos alunos.Como nosso “amigo” acima disse, n´so ficamos 4 ou pouco mais horas, mas nossos alunos muitas vezes só tem uma escola caindo ou caída, sem a mínima condição para um humano ou animal habitar.E, julgar como sem capacidade professores concursados que foram aprovados em mais de 90.000 concorrentes no último concurso.Sem capacidade ?…rs…4 horas semanais?
    Mais um equívoco inigualável…professor trabalha 20 horas ou 16 semanais na escola tendo que montar aulas, planejar, corrigir e tudo o mais em casa.Além de recebermos coisas básicas como diário de classe em abril tendo que coloca-los em ordem rapidamente,Fazemos isso fora de nosso horário…Além de tudo isso, não importa se recebemos bem ou mal.Se recebemos bem devemos manter isso e pode ter certeza que nós professores de duque de caxias valorizamos não so o aluno, mas nosso esforço diário e merecemos sim estrutura e remuneração sempre atualizada de acordo com a lei.Em tempo, parte de nossos salários ficam em canetas, giz, papéis oficio, cartolinas, tintas, festas junina, dia das crianças…Antes de julgar, conheça a realidade.Pode ter certeza que somos competentes o suficiente para podermos repor os conteúdos perdidos e muitos pais e alunos estão juntos…uma boa noite a todos.,..

  • Francinês escrito em 13 maio, 2011, 18:16

    É triste ver os alunos sem aula sim! Porém, mto mais triste, é ver q o governo municipal não valoriza aqueles q tto se esforçam pra q as crianças do município tenham uma vida digna! Minha cunhada foi a reunião de pais na escola em q os três filhos dela estudam. As reclamações? Os uniformes q ainda não chegaram; os livros q são divididos entre três alunos; as rifas q as diretoras são obrigadas a pedir q as crianças vendam, pra q elas possam comprar papel ofício e outros materiais.
    Tive a oportunidade de frequentar uma secretaria específica de nosso município e senti na pele, as dificuldades pra aquisição de material, locação/contratação de funcionários necessários pra q o órgão funcionasse. E é doloroso demais trabalhar nessas condições!
    Do faxineiro ao professor, todos merecem respeito. Merecem ser valorizados!
    Só q o governo preferiu gastar milhões (q saíram do bolso do contribuinte, claro?!!!) na campanha eleitoral de sua esposa e filha, prefere inaugurar praças e contratar shows para a população e tbm shows fechados para a “elite” de funcionários municipais.
    A greve não me agrada! Mas se é a maneira de os professores serem atendidos, q ela aconteça!

  • Fatima Cabral escrito em 13 maio, 2011, 18:22

    Concordo plenamente c o Prof Robson. Como podem pessoas q não vivem o problema, criticarem a situação??? E como disse o Robson, foram mais de 90.000 inscritos no último concurso e os quase 2.000 q entraram, não são capazes??? Estou contigo, Robson…

  • Carolina escrito em 13 maio, 2011, 18:42

    SOU UM PROFESSOR QUE PENSA…

    … PENSA EM SAIR CORRENDO TODA VEZ QUE É CONVOCADO PARA UMA REUNIÃO, QUE CERTAMENTE O RESPONSABILIZARÁ MAIS UMA VEZ, PELO INSUCESSO DOS ALUNOS.

    SOU UM PROFESSOR QUE LUTA…

    .

    ..LUTA DENTRO DA SALA DE AULA, COM OS ALUNOS, PARA QUE ELES NÃO MATEM UNS AOS OUTROS. QUE LUTA CONTrA SEUS PRÓPRIOS PRINCIPIOS DE EDUCAÇÃO, ÉTICA E MORAL.

    SOU UM PROFESSOR QUE COMPREENDE…

    …COMPREENDE QUE NÃO VALE A PENA LUTAR CONTRA AS REGRAS DO SISTEMA, ELE É SEMPRE O LADO MAIS FORTE.

    SOU UM PROFESSOR QUE CRITICA…

    …CRITICA A SI MESMO POR ESTAR FAZENDO O PAPEL DE VÁRIOS OUTROS PROFISSIONAIS COMO: PSICOLOGO, MÉDICO, ASSISTENTE SOCIAL, MAS NÃO CONSEGUE FAZER O PRÓPRIO PAPEL QUE É O DE ENSINAR.

    SOU UM PROFESSOR…

    … QUE TEM ESPERANÇA E ESPERA QUE A QUALQUER MOMENTO CHEGUE UM “ESTRANHO” QUE NUNCA ENTROU EM UMA SALA DE AULA, IMPONDO O MODO DE ENSINAR E AVALIAR.

    SOU UM PROFESSOR QUE SONHA…

    … SONHA COM UM ALUNO INTERESSADO, SONHA COM PAIS RESPONSAVEIS, SONHA COM UM SALARIO MELHOR, UM MUNDO MELHOR.

    ENFIM, SOU UM PROFESSOR QUE REPRESENTA…

    …REPRESENTA A CLASSE MAIS DESPRESTIGIADA E DISCRIMINADA, E QUE É INCENTIVADA A TRABALHAR SÓ POR AMOR A PROFISSÃO. REPRESENTA UM PALHAÇO PARA OS ALUNOS. REPRESENTA UM FANTOHE NAS MÃOS DO SISTEMA CONCORDANDO COM AS FALSAS METODOLOGIAS DE ENSINO. E ESSSE PROFESSOR, QUE NÃO SOU EU MESMO, MAS É UMA OUTRA ´PESSOA, REPRESENTA TÃO BEM, QUE SÓ TRABALHA COMO ATOR, PORQUE JÁ É PROFESSOR E NÃO DÁ PARA CONCILIAR AS DUAS COISAS

  • Dani escrito em 13 maio, 2011, 18:46

    Os profs não estão em greve por causa de aumento ( até pq não seria aumento e sim reajuste salarial que é garantido por lei ), estão em greve muito mais pela falta de estrutura para se trabalhar, prédios com infiltrações, em péssimo estado de conservação ( há prédios em que só de um ônibus passar na rua a estrutura toda treme ), o pessoal de apoio não recebe à meses e quem é servidor ainda conta com descontos em sua folha de pagamento que não tem fundamento… O salário é “bom”, sim, tendo em vista o de alguns trabalhadores é, mas td tem saído do nosso bolso para que possamos dar um atendimento de qualidade aos alunos e enquanto isso a prefeitura constrói chafarizes em um município aonde a falta dàgua é assustadora ( eu moro aqui e sei bem o que é isso ), as crianças não tem material e nem uniforme… Fica a pergunta: Um médico ao constatar a falta de uma agulha não sutura um paciente e o manda para casa, o professor compra td do seu bolso para que seus alunos não saiam prejudicados, mas alguém já questionou uma greve dos médicos por melhores condições de trabalho? Não! Mas o professor é sempre questionado, é o famoso “pão e circo”, enquanto ganharmos showzinhos, cestas básicas e outras coisas em época de eleição tá td bem, para quê escola de qualidade, né?Mesmo sendo esse o 6o município em arrecadação do país… Minha filha estuda em escola pública porque acima de tudo eu confio na competência dos meus colegas. É uma pena sinceramente que algumas pessoas tenha um pensamento tão pequeno, mas infelizmente é esse o legado que todos os governos deixaram, não importa a qualidade da educação até pq qto menos instruído melhor de se manipular…

  • Dani escrito em 13 maio, 2011, 18:49

    Em tempo: Como disse o colega acima, tenho a grata satisfação de poder contar com o apoio de todos os pais da minha turma, o que só me faz crer que pelo menos algumas pessoas estão enxergando a realidade em que estamos… Nem tudo está perdido!

  • Michael escrito em 13 maio, 2011, 19:08

    Nossa, fico indignado ao ler opiniões tão distantes da realidade que vivemos em Duque de Caxias. Gostaria de saber se realmente sabem o que está acontecendo dentro das escolas da rede municipal????? Então vamos a alguns pontos:
    Ao mesmo tempo que a arrecadação do município sobe vertiginosamente, o município diz que não tem dinheiro nem para repor a perda do período com a inflação? Será que sabem que os preços estão aumentando, que o salário mínimo subiu e com ele todo o custo de vida? Estranho isso não?!
    Quer coisa pior… já estamos em meados de maio e as crianças, com as quais as pessoas que escreveram aí em cima estão tão preocupados com a qualidade, não receberam uniforme, material escolar individual e nem a escola. Por tanto, o material usado até aqui saiu do bolso dos professores, então pergunto, você já viu um médico comprando os remédios que receita para seus pacientes? um bancário levando seu computador para o trabalho? Um pedreiro pagando o material do próprio bolso? Acho que não, mas nós professores fazemos isso, caso contrário a educação de Caxias já estaria parada a muito tempo. E só para lembrar, não recebemos vale transporte, vale alimentação, entre outros benefícios que todos estão acostumados.
    Também quero levantar a situação na qual as escolas se encontram, onde em muitas a vida dos alunos corre risco. o que não falta é infiltração, mofo, bolor, banheiros sem porta, janelas sem vidros, chão e paredes rachados e muito mais……..

    Sendo assim, não estamos em greve apenas por salários melhores, o que já seria o suficiente e justo, pois ninguém vive pra trabalhar, trabalhamos para viver e se ganhamos mais que outras prefeituras, foi num passado distante, pois os outros municípios nos últimos anos deram reajuste muito maiores que Caxias e melhor, SEM GREVE!!!!

    Para acabar, gostaria que as pessoas que criticam o movimento dos professores, pensassem melhor na qualidade dos políticos nos quais irão votar, pois pra mim é inconcebível um município tão rico como nossa D. de Caxias se encontrar num buraco tão grande como o que está. Pracinhas bonitas e ruas mal asfaltadas não dá dignidade a ninguém, muito menos a um povo submetido a condições sub-humanas de vida. 

  • PATRICIA MOTA escrito em 13 maio, 2011, 19:16

    Temos o apoio dos pais dos nossos alunos. Aí está a nossa força. Carência de professores. Falta de material. Escolas caindo aos pedaços. Estamos trabalhando em condições precárias. Nossas reivindicações são para TODA a comunidade escolar principalmente para os alunos.

  • ANA CRISTINA escrito em 13 maio, 2011, 20:08

    Junto-me a alguns colegas para ratificar as palavras do professor Robson que de forma clara e coerente expôs as razões que motivaram os professores deste município a paralisar. Percebo que alguns, talvez por desconhecimento da real situação, pensam que nos preocupamos apenas com questões financeiras, que não são menos importantes, e esquecem que somos educadores, e como tal, queremos uma educação de qualidade e digna, pois esse é um direito. É necessário que pais, professores, enfim, toda comunidade escolar, participe desse processo de lutas e reivindicações de forma pacífica . E tomando por base o diálogo podemos expor e requerer aquilo que nos é de direito.

  • Elizabeth souza escrito em 13 maio, 2011, 20:10

    Certamente quem acha que ganhamos muito é pq não estudou e acha que devemos nos contentar com pouco. Tem gente que é conformado com a péssima vida que leva. Não é o meu caso, estudei, estudo e acho que deveria ganhar mais. Se meu filho não estuda em colégio público , certamente não é pela má qualidade do ensino, mas sim, pelas políticas, pois prefiro uma escola onde o aluno indisciplinado possa ser punido, o que não acontece com as escolas públicas, onde o professor tem que ser mãe, pai e tudo o mais…

  • Elizabeth souza escrito em 13 maio, 2011, 20:21

    Temos que lutar por uma escola digna e garantias dos direitos do trabalhador. Estamos em nossa data base, logo, nossa luta é digna. Como podemos falar em cidadania para nossos alunos sem dar o exemplo na prática de como exigir que nossos direitos sejam respeitados. Sempre falamos em sala de aula sobre direitos e deveres e isso é um exemplo que deve ser seguido. Quando se sentirem lesados, devem exigir sim, direitos, assim como devem cumprir seus deveres.  Lutamos por uma escola melhor, quem quiser, vá até a assembleia e  fique por dentro da realidade de muitas escolas da rede. 

  • Prof. Cristina escrito em 13 maio, 2011, 20:24

    Quero solicitar a quem tem seus filhos em escolas do município que procure as direções e questione porque os alunos não receberam livros de todas as matérias, cadernos,lápis e outros materiais. Os impostos servem para prover as escolas. Aproveite e visite TODOS os locais da escola. Compare as salas de aula com a sala da diretoria, os banheiros dos alunos com os dos profissionais. Anote quantos dias falta água para beber e lavar as mãos. Pergunte também porque há sala de informática e os alunos não podem entrar. Escola é direito de todos: crianças, professores, merendeiras etc. É preciso perceber em que tipo de escolas essas pessoas estão: com goteiras, rachaduras, salas de aula que enchem com chuva forte, sem água, sem luz. O que chama a atenção é a falta do professor, o que mais falta nas escolas, não é notado.

  • Ruthi escrito em 13 maio, 2011, 21:14

    Antes de mais nada, quero informar que estudei e continuo estudando (é o que minha profissão exige!) para ESTAR SENDO professora.
    Me reportando aos comentários, segundo a Sra. AMANDA MACHADO, “há formas mais inteligente de conquistar o que se quer “… E eu gostaria de lhe perguntar a quais ela se refere?
    - Maquiando a realidade que está latente aos nossos olhos?
    - Ignorar que a creche onde trabalho está cheia de infiltrações e com risco de ter o teto no chão?
    - Ou eu deveria participar das inúmeras “arrecadações” forjadas no interior das escolas em festinhas ou almoços para comprar o que falta?
    - Refere-se a forma “inteligente” utilizada por mim e por tantos colegas de tirar verba do próprio bolso para custear material pedagógico?
    - Talvez se refira a forma “inteligente” de ignorar toda uma gestão de desmando proporcionada pelo atual governo e que permeia até mesmo o cotidiano das nossas escolas?
    São estas as formas inteligentes as quais se refere? Eu suponho que sim!
    Pois eu lhe digo, sem medo de errar, que os professores e professoras deste município tem forjado formas “inteligentes” todos os dias no cotidiano de nossas escolas. Mas a Sra, nem o gestor desta cidade bem como seu secretariado, não podem enxergar porque não estão lá. Só pode falar da escola quem a vivencia com suas dores e alegrias. Um prefeito que não vivencia o cotidiano de uma escola não pode falar dela. Uma secretária de educação que não vivencia as tonalidades do interior da escola não pode falar dela. Um pai de aluno que só quer deixar seu filho na porta da escola, virar as costas e ir embora também não pode falar dela. Somente os que convivem e sobrevivem “dentro” da escola é que podem falar dela e por ela. Ninguém mais…
    Em tempo: Estamos tão acostumados com as mordaças que nos colocam que quando alguém ousa tirá-la e gritar há sempre os que se assustam. GREVE é um direito de todo trabalhador e, dou graças a Deus, porque na profissão em que exerço ainda posso fazê-la. Já me tiram direitos demais, pois não me venham usurpá-los ainda mais.

    Abs.
    Ruthi

  • Sabrina Gomes escrito em 13 maio, 2011, 21:21

    Gostaria de reforçar o comentário de alguns colegas a respeito da greve dos professores. A greve, as paralisações e atos públicos são nossas armas para lutar não só pelos reajustes salariais a que temos direito, como também pelos recursos pedagógicos de que nossos alunos precisam, sem falar nas condições de trabalho mais dignas. É muito fácil quem está de fora dizer que “reclamamos de barriga cheia”, pois não conhecem de perto nossa realidade. Muita gente não conhece seus direitos, se contenta com o que os políticos dizem e fica tudo bem… Sinto muito por nem todas as categorias de trabalhadores terem uma mobilização tão forte quanto a nossa!!!! Vamos à luta!!!

  • Prof. Bruno escrito em 13 maio, 2011, 21:42

    O que fazer quando há escolas caindo aos pedaços e sem indícios de melhora, enquanto a prefeitura…?

    O que fazer quando se gasta R$ 3.000,00 com CADA palmeira para embelezar o centro, mas não há verbas para uniformes completos, mobiliário decente para os alunos, segurança para os alunos e professores, extintores de incêndio nas escolas, etc?

    O que fazer quando não se é valorizado e repeitado no trabalho?

    O que fazer quando fecham turmas e lotam as restantes para “economizar” profissionais?

    O que fazer quando conquistas antigas são simplesmente ignoradas, tais como dias integrais para relatório??

    O que fazer quando os triênios atrasam por cerca de 2 anos (ou bem mais!!)?

    G-R-E-V-E!!!!!!

    Mas só se for bem feita!! Só voltar depois de sermos atendidos, de fato!!!!!! Ouviu, SEPE???

    Há alguns anos atrás, os funcionários do Estado foram deixando, deixando, deixando… E hoje olhem nossa situação de professor da rede estadual!!

    Covardia?? Covardia não é deixar os alunos sem aula! Covardia é deixar a situação como está e não fazer nada!

  • SILVANA escrito em 14 maio, 2011, 0:20

    Definitivamente as pessoas que não enxergam a realidade se acostumam com as esmolas dadas em época de eleição. Não veem que seus filhos ficam as 4h em situações por vezes desumana? Salas quentes, falta de água, salas que não comportam o número d alunos adequada,paredes que dão choque!!!Isso é pouco pelo que lutar? Talvez as pessoas que critiquem são as mesmas que depositam seus filhos e os deixam a cargo da escola d prover o necessário…q não comparecem as reuniões para ver o desenvolvimento d seus filhos…utilizam as escolas como depósito, isso sim!!!Imaginem as escolas de tempo integral?Ai q esses “pais” vão adorar deixar seus filhos a cargo da escola…Por isso que o Brasil não vai pra frente, devido as pessoas estarem no caminho do progresso não deixando ele passar…

  • robson escrito em 14 maio, 2011, 17:25

    Parabéns a todos que não se calam perante colocações desprovidas e incabidas…
    abraço e força em todos os companheiros profesores, funcionários, alunos, pais….e até “simplesmente” simpatizantes que entendem a situação…

  • Jorge Libertário escrito em 14 maio, 2011, 20:38

    Ministério Público.

    Na escola onde trabalho todo mundo já denunciou as condições de trabalho com que temos que conviver. Na nossa reunião vimos um retrato de uma escola com esgoto aberto na sala de aula.
    Tem escola que caiu o telhado e que as crianças estão estudando em lonas no pátio da escola vizinha.

  • Professora Indignada escrito em 14 maio, 2011, 23:02

    Fico indignada com as pessoas que ignoram a real situação do que está acontecendo e vai criticando…

    Professor é o único que tem que pagar pra trabalhar, levando material para a escola, dá presente para mãe, prá dia das crianças, prá páscoa, enfim…
    Acho que quem sente mais falta das aulas são os pais que “se livram” de seus filhos por 4 horas por dia e no dia da reunião não aparece para saber do seu filho…
    Ninguém pensa no pessoal da empresa que presta serviço que está sem receber e que ficou trabalhando assim mesmo na esperança , nas crianças que ficam na escola muitas vezes sem água prá beber e com banheiros em condições deploráveis, enfim… não dá prá gente ler essas coisas e ficar sem falar… PESSOAL ACORDA !!! O GOVERNO TEM VERBA PRÁ DAR UMA EDUCAÇÃO DIGNA PRA DUQUE DE CAXIAS !!!!!!!!!

  • Michael escrito em 15 maio, 2011, 17:53

    Gostaria de saber das pessoas que acham que estamos errados qual seria o caminho certo, pois tentamos o diálogo, argumentar com base nos números da prefeitura e da situação apresentada pelas escolas do município e não fomos ouvidos. Também estamos no nosso dicídio e nem proposta tivemos…então? o rumo certo seria apenas baixar a cabeça para a postura “to nem aí pra vocês e para a população”?
    Eu acho que não!!!!! Mas como não estamos nem aí nem de passagem, por 4 anos, somos CONCURSADOS da prefeitura e vamos nos aposentar por aqui, se Deus assim permitir, queremos o melhor e por um longo prazo para a cidade e para os profissionais que se dedicam a ela. Nossa luta não tem nada com políticas de A ou de B e sim com a qualidade que a prefeitura tem condições de proporcionar tendo em vista a arrecadação do município. Do nosso lado já o fazemos e se não fazemos mais é por total falta de condições. Se não fosse o empenho dos profissionais de educação de Caxias as escolas já teriam parado a muito. Todos damos nossa contribuição além do nosso dever… pessoal terceirizado trabalhando sem dinheiro, com número menor do que o necessário, professores bancando material do próprio bolso, porteiro desempenhando consertos na unidade, e por aí vai, exemplos não faltam!!

    Sendo assim, antes de postarem opiniões infundadas, saiam do ar condicionado dos seus escritórios, carros de luxo e verbas polpudas e venham conhecer a situação de penúria na qual nos encontramos na maioria das escolas do município e sintam vergonha da administração do dinheiro público que fazem os políticos.

  • ANA PAULA SILVA escrito em 15 maio, 2011, 22:17

    Fui impedida de dar aula por participantes do SEPE, me chamaram de traíra, de puxa-saco, de neoliberal e outros adjetivos que prefiro não escrevê-los. Turma que conheço há anos e que são profissionais de sindicato. Tinha o direito de aderir ou não ao movimento, até por que a escola que trabalho foi uma das que recebeu reforma recentemente, o material pedagógico foi entregue e a questão em foco era apenas salarial, vários colegas que se alegram muito quando não tem aula, deixaram as crianças voltarem para casa, correndo riscos e foram, pasmem, para o Shopping, fato que muito me revoltou e levou-me a seguinte pesquisa:
    PISO DOS PROFESSORES DAS REDES PÚBLICAS DO BRASIL COMPARANDO AS DE DUQUE DE CAXIAS
    Vamos analisar se havia necessidade de se decretar greve no município de Duque de Caxias por questões salariais deixando milhares de crianças sem aula, sem merenda e muitas sem destino.
    PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO é de R$ 1.187 para uma carga horária de 40 horas semanais.

    Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/04/06/stf-declara-constitucional-piso-nacional-para-professores-da-rede-publica-924176993.asp#ixzz1MNJEhQGy
    PISO DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO é de R$ 1168,20
    Para os professores de Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), com regime de 40 (quarenta) horas semanais. http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/piso_estadual_rj.htm
    O piso do professor na REDE ESTADUAL PAULISTA passará dos atuais R$ 1.665 para R$ 1.894 para 40 horas semanais a partir de julho/2011.http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/
    REDE PÚBLICA DE DUQUE DE CAXIAS: (TABELA ATUAL ANTES DO AUMENTO PROPOSTO)Fonte: SMA/DC
    Nível Vencimento FUNDEB RT 10% TOTAL 20% DA TOTAL 30% DA TOTAL
    1 R$ 1.136,86 R$ 409,50 R$ 113,68 R$ 1.660,04 R$ 227,37 R$ 1.887,41 R$ 341,05 R$ 2.001,09
    2 R$ 1.273,28 R$ 409,50 R$ 127,32 R$ 1.810,10 R$ 254,65 R$ 2.064,75 R$ 381,98 R$ 2.192,08
    3 R$ 1.426,08 R$ 409,50 R$ 142,60 R$ 1.978,18 R$ 285,21 R$ 2.263,39 R$ 427,82 R$ 2.406,00
    4 R$ 1.597,21 R$ 409,50 R$ 159,72 R$ 2.166,43 R$ 319,44 R$ 2.485,87 R$ 479,16 R$ 2.645,59
    5 R$ 1.788,87 R$ 409,50 R$ 178,88 R$ 2.377,25 R$ 357,77 R$ 2.735,02 R$ 536,66 R$ 2.913,91
    6 R$ 2.003,54 R$ 409,50 R$ 200,35 R$ 2.613,39 R$ 400,70 R$ 3.014,09 R$ 601,06 R$ 3.214,45
    7 R$ 2.243,96 R$ 409,50 R$ 224,39 R$ 2.877,85 R$ 448,79 R$ 3.326,64 R$ 673,18 R$ 3.551,03
    8 R$ 2.513,24 R$ 409,50 R$ 251,32 R$ 3.174,06 R$ 502,64 R$ 3.676,70 R$ 753,97 R$ 3.928,03
    9 R$ 2.814,82 R$ 409,50 R$ 281,48 R$ 3.505,80 R$ 562,96 R$ 4.068,76 R$ 844,44 R$ 4.350,24
    10 R$ 3.152,60 R$ 409,50 R$ 315,26 R$ 3.877,36 R$ 630,52 R$ 4.507,88 R$ 945,78 R$ 4.823,14
    11 R$ 3.530,91 R$ 409,50 R$ 353,09 R$ 4.293,50 R$ 706,18 R$ 4.999,68 R$ 1.059,27 R$ 5.352,77
    12 R$ 3.954,62 R$ 409,50 R$ 395,46 R$ 4.759,58 R$ 790,92 R$ 5.550,50 R$ 1.186,38 R$ 5.945,96

    A proposta do governo rejeitada pelo Sindicato foi de 5% no vencimento e mais 5% no FUNDEB em cima dos valores da tabela acima, fato que levou o SEPE a propor greve, ir às escolas e boicotar a entrada de professores e alunos e ir para as ruas só para apresentar um lado. Abaixo segue a realidade, destacando que faço jus a aumento pela professora comprometida que sou, mas não posso ser ingrata em reconhecer o que temos de vantagens:
    PLANO DE CARREIRA OBEDECENDO A DIFERENÇA DENTRE OS NÍVEIS –
    O SERVIDOR RECEBE TRIÊNIO – 10% O PRIMEIRO E OS DEMAIS 6%.
    GARANTIA DE LICENÇA REMUNERADA PARA ESTUDOS – PODENDO FICAR ATÉ 04 ANOS RECEBENDO PARA ESTUDAR.
    LICENÇA PRÊMIO – A CADA 05 ANOS DE TRABALHO, 03 MESES DE LICENÇA, MANTIDA TODA A REMUNERAÇÃO;
    NÚMERO DE ALUNOS EM SALA DE AULA:
    PRÉ-ESCOLA- 20 ALUNOS
    1º SEGMENTO – 25 ALUNOS
    2º SEGMENTO – 35 ALUNOS
    A MAIORIA DAS UNIDADES ESCOLARES NÃO ATINGE ESTE NÚMERO. AS QUE ULTRAPASSAM SÃO POUQUÍSSIMAS E POR QUESTÃO DE DEMANDA LOCAL.
    NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO É UMA DAS POUCAS REDES QUE GARANTE ORIENTADORA PEDAGÓGICA E EDUCACIONAL CONCURSADAS EM TODAS AS UNIDADES PÚBLICAS;
    GARANTIA DE DINAMIZADOR DE LEITURA E PROFESSOR DE INFORMÁTICA NA MAIORIA DAS ESCOLAS DA REDE.
    VALOR DE AULA EXTRA GARANTINDO REGÊNCIA DE TURMA, DIFÍCIL E DIFICÍLIMO ACESSO –
    Que tal a população julgar a procedência desta greve?
    Alegam problemas na infra-estrutura da rede. Por que não apontam as que já foram recuperadas??? Será que algum governante já teria recuperado em 2 anos e 5 meses 100% de uma rede totalmente sucateada?
    Não é hora do SEPE lutar, também, pelos alunos e esquecer a politicagem de seus discursos. Inclusive somos o único município do país que foi cogitado pelo SEPE que se rompesse o COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO firmado dentre todos os municípios do BRASIL, fui pesquisar sobre o tema e descobri que tal compromisso gera recursos e benefícios para a rede pública e possibilita melhorias em todas as áreas. Criticam a avaliação que gera o IDEB, índice que mobiliza o MEC a implementar as ações na área educacional do país. Por que só direitos?? E os deveres??? Colocar a culpa no salário, na infra-estrutura, nos governos é muito fácil. Felizmente há ainda muitos, mas muitos professores comprometidos que não se deixam levar e acreditam que os alunos da rede pública também podem ter um dia a oportunidade que nós tivemos de passar num concurso público e fazer parte de uma rede como a de Duque de Caxias, quem sabe. Os que têm filhos será que estudam na rede pública municipal?
    Basta de injustiça em nome dos direitos. Está na hora de começarem a sentir no bolso o prejuízo que estão causando aos nossos alunos.
    Por que o SEPE há anos tem os mesmos professores que, por sinal, ficam de licença sindical recebendo seus vencimentos com todas as vantagens e todos são filiados a partidos políticos? Eram PT e agora PSOL e outros Pss e com pretensões políticas, aliás, há quem tentou ser prefeita, vereadora, sem sucesso. Se é que estiveram um dia na escola, que tal sondar suas práticas? Seus desempenhos?? A maioria é também da rede estadual, será que lá recebem melhor? Tiveram uma paralisação recente, por que não votaram por greve?
    Escola não é comércio, aluno não é mercadoria… infelizmente, só no discurso.
    Com indignação e defendendo o direito dos alunos:
    Professora por opção: Ana Paula

  • Erika Anark escrito em 16 maio, 2011, 8:59

    E a escola Afonso Arinos em Nova Campinas ?

    O telhado caiu e as crianças estão em biombos no pátio da do Ciep 227.

    Uma greve não se faz só por dinheiro.

    Temos relatos de várias escolas com problemas nos pédios e há também o trato pedagógico aos alunos que é muito insatisfatório. São turmas lotadas e com em média dois ou três alunos especiais que ficam apenas fazendo figuração. Uma criança assim precisa de uma atenção redobrada, com atividades especificas e pesquisas constantes.

  • robson escrito em 16 maio, 2011, 9:51

    Obrigado a “colega” acima por pensar somente na sua realidade que nem parece duque de caxias…você generalizou a sua realidade para todos os distritos, cantos e escolas de duque de caixas.O salário está bom pq sempre teve movimento para não deixa-lo cair. Sua escola está ótima?Então tenha certeza que está entre 0,000001% da rede.Sua picuinha embasada ou não com o Sepe não pode lhe deixar de pensar que ao postar um comentário como esse taxa toda a rede como incompetente e irresponsável. Parabéns por sua escola ter tudo…inveja minha que tenho 37 alunos no primeiro segmento, 39 no sgundo segmento, não tenho material em nenhuma das duas escolas que trabalho, uma delas tem cachoeiras em seu corredor e nas paredes das salas pre fabricadas e mal feitas. A outra escola, sofre com várias situações bastante ruins de promover até um ambiente saudável e salubre para meus alunos com quem me preocupo demais.Pensar na minoria reformada? Conheco uma em imbarie que acabou de ser reformada e a “sala de leitura” fica inundada após cada chuva. Devemos tornar a minoria uma maioria, a exceção, a regra. Não pedimos obras em todas agora, mas o governo falar que tem plano de investimento não resolve nada.Então pelo menos apresente para que saibamos que não é balela.Respeito sua posição como sei que respeitará a minha.Não gosto de estar em greve, acho que com governos mais sérios existem formas mais inteligentes e eficazes de agir e reivindicar, mas no panorama atual essa é a forma.Como pode o secretaria de fazenda dizer que esta tudo mil maravilhas e convenientemente soltar-se uma reportagem de quebra da prefeitura.Então, amiga, junte-se porque se essa segunda versão é séria, temos ,muitos gastos e ma utilização da verba publica que nos levara a perder todos os beneficios citados por você.Um abraço

  • Maria Lúcia escrito em 16 maio, 2011, 10:07

    Está na cara que essa senhora .Ana Paula Silva, não é professora de Duque de Caxias e que desconhece os problemas enfrentados por professores e alunos.Acho uma falta de respeito e, desculpe o termo vulgar, vai ser puxa saco e vendida lá em casa!!!! Senhora Ana Paula,se é que esse é mesmo seu nome, tenha em mente que nós professores estamos cansados de humilhação e promessas não cumpridas. Queremos respeito,dignidade e condições de trabalho!!!

  • Michael escrito em 16 maio, 2011, 10:30

    Ana Paula, você está redondamente enganada quanto aos motivos geradores da greve. O motivo gerador da greve foi o descaso da administração municipal em relação aos pedidos da classe, pois sua escola, caso não saiba, não é a regra do município. A MAIORIA DAS ESCOLAS ESTÃO EM ESTADO LASTIMÁVEL E NÃO RECEBERAM MATERIAL. Então pela sua fala posso entender que você vê a educação como “farinha pouca meu pirão primeiro”! Não é porque sua situação está boa que a da grande massa está.
    Também gostaria de lembra-la que receber mais não significa que ganhamos bem; significa sim que ganhamos menos mal que outros. Caso compare com outras profissões que exigem a mesma formação verá que estamos muito aquém. Se levarmos em conta outros benefícios que não temos a coisa fica bem mais visível. Outro ponto que esqueceu de comentar que é que entupir unidades sem a menor condição de receber crianças não é pensar no direito do aluno.Fazer projetos que deixam as crianças na escolas por mais tempo não significa qualidade mas somente as deixam longe da bandidagem por mais tempo…e isso não é educacional, é social…problema este que caxias está bem, mas isso não é nada bom, concorda?  
    Bem, de qualquer forma, concordo que tem o direito a trabalhar no seu fantástico mundo de Bob, mas também temos a obrigação, moral e profissional, de lutarmos por respeito e qualidade, e se ganhamos tão bem assim como você acredita ganhar foi com muita luta e muita mobilização, ela não veio de graça!!!!!!!!!

  • PATRICIA MOTA escrito em 16 maio, 2011, 10:44

    Ana Paula, por favor nos diga qual é a escola que vc está lotada e o seu cargo. Uma informação tão importante e vc omitiu.

  • Joana Darc escrito em 16 maio, 2011, 10:50

    Quanto ao comentário da Ana Paula, concordo com as “vantagens ‘ citadas mas, devemos lembrá-la que elas não nos foram presenteadas e sim “conquistadas “,não pelos seus belos olhos e sim com muita luta, passeatas ,discussões e negociações feitas por aqueles que nos representam ,e que como nós também cometem erros, porém você não deve ter participado de nenhum deles apesar de desfrutar de todas essas vantagens .Convido -a a fazer um tour por algumas escolas e verificar que não basta que os alunos permaneçam dentro do prédio escolar durante o horário normal(quando há não água ,obras..),e sim que todas as unidades ofereçam as condições necessárias para seu efetivo aprendizado.Ah!Que bom que você recebeu o material pedagógico e não vai precisar gastar as suas vantagens comprando-os para si e seus alunos,ao contrários de muitos colegas.PROFESSORA! NÃO OLHE SÓ PARA SEU UMBIGO! E o que será de você sem ELAS?

  • Cal henrique escrito em 16 maio, 2011, 11:10

    Senhora Ana Paula,

    Certamente a senhora dirige alguma escola da cidade de GENEBRA na ou de MONTREAL.

    Quero saber da realidade de Duque de Caxias.

  • Professora escrito em 16 maio, 2011, 15:00

    gostari de saber qual a intenção da “colega” em dizer o ganho dos professores. o que irá ganhar com isso. cada um tem o livre arbítrio de aderir ou não. mas lembre-se que todo ganho será pra TODOS, infelizmente. pq pessoas como vc, que ficam satisfeitas em viver na mesmice, deveriam receber pelo esforço de vcs = 0%. lembrando em tempo, todo trabalhador tem o DIREITO de receber aumento anual, seja qual for o salário dele,estamos axigindo nosso direito, não vejo nada de abusivo nisso!

  • Professora Indignada escrito em 16 maio, 2011, 18:48

    REALMENTE É RIDÍCULA A POSTURA DA PROFESSORA ACIMA INFORMAR VENCIMENTOS E ETC AQUI, , TENDO EM VISTA QUE NÃO ESTAMOS REIVINDICANDO APENAS SALÁRIOS.
    AGORA, CONCORDO COM MINHA COLEGA ACIMA QUE OU ELA ESTÁ EM GENEBRA OU ELA É DA SME !!!

  • Fábia escrito em 16 maio, 2011, 20:59

    Poste o seu nome completo e escola…está na cara que vc não é professora!!!

  • Fábia escrito em 16 maio, 2011, 21:08

    Pessoal do SEPE, vamos postar aqui o salário do prefeito, da secretária de educação, do secretário de planejamento e fazenda…Vamos ver quem tem o trabalho mais duro e o salário mais mole!!!

  • maria escrito em 16 maio, 2011, 23:12

    Fico indignada com professoras que só lutam pelo seu direito e não conseguem enxergar a realidade do grupo, a colega acima mencionou os salarios mas esqueceu de mencionar os descontos do IPMDC e Imposto de renda que diminuem esse quantitativo,
    Fui dirigente e trabalho em Duque de Caxias 25 anos e acho que essa administração pública está sendo muito covarde com todos, principalmente as pessoas da firma (terceirizados)
    Acho que a colega deveria se informar mais, trabalhei em escolas que não tinha água, e as crianças tinham que ser dispensadas, e nem merenda podia se fazer.
    E isso eu vi em muitas escolas.
    Acho que a realidade mencionada pela professora Ana Paula Silva não é a minha, ou a nossa a\lunos e professores do município de Duque de Caxias.
    O Sepe desde que entrei na rede sempre conseguiu muitas coisas para a educação em nosso município, por isso, merece meu respeito.
    Não sei quanto tempo a colega tem de prefeitura., mas acho que desde já deve se colocar como uma profissional da educação e não como uma professora por opção, porque
    quando optamos para ser professora ou outra coisa é porque nos indentificamos com a carreira .
    Mas há uma grande distância entre um professor e um profiisional ou um educador.
    O educador pensa no social na sua classe nos seus alunos e pensa na sua profissão
    como parte de um todo.
    Professor tem vários e professores, formadores pensam na valorização da classe e sálario condições satiisfatórias fazem parte disso/
    Querida amiga e melhor refletir, porque se hoje estamos um pouco melhor, como vc diz é porque isso já foi plantado em outras lutas.
    Também achei estranho vc dizer que O SEPE te obrigou a fazer greve, porque já participei de outras lutas e nunca vi isso acontecer.
    obrigada!

  • soraya escrito em 17 maio, 2011, 0:39

    querida amiga ana paula Vá plantar batatas!!!

  • carmem escrito em 17 maio, 2011, 0:46

    ´È com essa consciência Ana paula que o páis está como está, os militares que matavam na época da ditadura tb eram militares por opção,
    Que discurso rídículo esse seu!!
    Os nazistas matqavam os judeus por causa de sua fidelidade a Hitller.,
    Não seja uma peça favorável a esse sistema injusto que só favorece aos políticos corruptos que conseguem deixar uma prefeitura por duas vezes em falência total!
    Lembre que no final da outra fgestão ziterniana ficamos sem decimo terceiro e quem cobriu o rombo foi o prefeito após gestão ziterniana,

  • lorena escrito em 17 maio, 2011, 1:00

    ´inimiga dos professores e alunos Ana Paula, deve lembrar que aos alunos merecem ter água para beber, condições dignas na escola e como podem ter essas condições se as pessoas que fazem a comida do aluno e que limpam a sala de aula , etc.., não recebem seu salário. O que vc pode me dizer sobre isso? Serrá que nosso aluno merece ficar uns dias em casa mas ter após a greve uma escola com materiais didáticos. merenda e sem as pessoas que limpam a escola em casa porque não receberm salário ou viver sempre nas condições subhumanas, com marquises caindo em suas cabeças e indo para casa porque não tem água? Dá para responder-me isso?

  • Michael escrito em 17 maio, 2011, 11:28

    olá pessoal, gostaria de lembrar a senhor Ana Paula que a greve é um direito, na data base temos o direito de receber um reajuste digno e que nosso movimento vai muito além do DINHEIRO. Também queremos condições de trabalho!!!!
    Também quero lembrar que querer ter uma remuneração BOA não é exclusividade de nossa categoria e nem vergonha pra  ninguém; atualmente apenas ganhamos um pouco a mais do que em outros municípios, como já postei aqui. E se seguirmos essa sua ladainha, os magistrados, que ganham 20 mil reais não deveriam pedir aumento!!! os senhores parlamentares, QUE VOTAM SEU PRÓPRIO AUMENTO, não deveriam ter votado aumento na cada dos 40%!!!!!!
    SE NÃO NOS VALORIZARMOS, QUE FARÁ ISSO????????

  • Monique escrito em 17 maio, 2011, 15:48

    Querida Ana Paula, você teve sorte por sua escola ganhar material e reforma necessária. Entretanto, saiba que em algumas escolas que foram reformadas e inauguradas bonitinhas com showmício do prefeito e tudo o que aconteceu depois foi o seguinte: eles voltaram lá e pegaram computadores, armários e cadeiras e levaram para outra escola recém reformada para inaugurá-la com o mesmo material. 
    Cuidado, pois como a sua escola tem tudo quem sabe ela não será a próxima a ter seu queridíssimo material levado para a próxima inauguração!

  • Renata escrito em 17 maio, 2011, 21:30

    Realmente essa Ana Paula não deve ser professora de Caxias, mas não podemos perder nosso foco e ficar discutindo com pessoas que não conhecem nossa realidade. Concordo com o comentário da Monique, na minha escola mesmo aconteceu a ” inauguração da sala de informática” na última semana da janeiro com a presença do vice prefeito, secretária de Educação e mais um monte de gente da secretaria de Educação. O discurso foi lindo, pena que na escola não chegou NENHUM computador até hoje. Me pergunto, para que uma inauguração? Só para levar os pais à escola nas férias e falar de como esse governo é PREOCUPADO com a educação? Parece piada, mas é verdade.

  • Carolina escrito em 18 maio, 2011, 0:08

    O QUE ME REVOLTA É SABER QUE ESTA CRIATURA (ANA PAULA) SERÁ BENEFICIADA TAMBÉM PELAS CONQUISTAS SALARIAIS QUE CONSEGUIREMOS EM BREVE… E É MUITO TRISTE VER UMA CRIATURA ALIENADA A TAL PONTO DE NÃO ENTENDER QUE TEMOS O SALARIO DIGNO QUE TEMOS HOJE AS CUSTAS DE MUITA LUTA.
    QUERIDA, SE TODA A CATEGORIA PENSAR COMO VOCÊ NÃO VAI DEMORAR MUITO PARA VIVERMOS A SITUAÇÃO DOS NOSSOS COLEGAS DO ESTADO.
    ACOOOOOOORRRRRRRRDAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Angelo Matos escrito em 18 maio, 2011, 7:31

    Algum comprometimento ela tem, porque niguém nega tanto o obvio.

    Não vamos nos desmoblizar tá na hora de mandar fogo pra cima do inimigo.
    Ontem fui a uma rádio comunitári de um aluno e coloquei a situação. Recebemos dois telefonemas de solidariedade .

  • Aline Souza escrito em 18 maio, 2011, 10:53

    Bom dia,

    Quanto a GREVE em Duque de Caxias estou plenamente de acordo.
    Sou mãe de aluno, e quando chove corro para a escola para buscar meu filho, pois dentro da escola além de ter bueiro e encher, caí cascata de água por cima a fiação elétrica. Os professores correm para ajudar as crianças, que gritam desesperadas. Há anos dizem que a prefeitura comprou o prédio do CESAP, e que a escola mudaria para lá. Cabe ressaltar, que a escola na verdade é um galpão com divisórias, sem janelas. Quando chove, no dia seguindo o cheiro de mofo é insuportável. E aquelas crianças que possuem alergia. Já foi feito reportagem, e a prefeitura sempre diz que a escola vai mudar. Quando? Os professores são prejudicados, pois a escola não tem acustica, os alunos são prejudicados, pois é dificil ouvir. O que será feito? EM RELAÇÃO A OBSERVAÇÃO SALARIAL FEITA, TENHO CERTEZA QUE DE TUDO QUE FOI ESTUDADO ESTE SALÁRIO TERIA DE SER EM DOBrO! Deixo em aberto um convite aos meios de comunicação para irem a Escola Municipal Visconde de Itaboraí, e verem do que estou falando, principalmente em dia de chuva!

  • Leandro Pereira escrito em 18 maio, 2011, 11:21

    Prezados, não sou professor da rede pública, mas quero deixar aqui a minha opinião. primeiramente um breve comentários em torno do que foi dito pela Prof. Ana Paula, que eu tive a impressão de que estava na Suíça pela forma de que descreveu sobre os benefício dos professores e as instalações de sua escola. Uma outra coisa, a educação deve ser tratada com educação e deve ser primordial em qualquer planejamento e gestão, é tão importante quanto a saúde, pois a educação é saudável. Mas Infelizmente há 15 anos a nossa cidade é governada pelos mesmos caras: ZITO e W. REIS. E os benefícios para os profissionais da educação ficaram estacionados.

  • Leandro Pereira escrito em 18 maio, 2011, 11:34

    … está na hora da mudança. em 2012 teremos as eleições municipais, aí será a hora de darmos o troco nesses caras mau educados, pois se educação tivessem saberiam com bastante propriedade a sua importância e saberiam o valor dos profissionais dessa área. Um TERCEIRA VIA se faz necessária em nossa cidade. Eu irei apostar na competência de quem sabe mais e esse nome é ALEXANDRE CARDOSO. (Médico, Advogado, Dpt. Federal e Secretário de ciência e tecnologia). Quem dos quadros de candidatos possui uma profissionalização maior que esta? Zito e W. Reis (sem educação), não possuem profissão e sempre tiraram seu sustento e ficaram ricos com a política.

  • m.rodrigues escrito em 18 maio, 2011, 16:59

    No final das contas a Sra. Ana Paula acabou prestando um excelente serviço a todos. Afinal, a divulgação dos salários só mostra em que pé está a valorização da educação neste país. Se o valor é maior ou menor que outros, não faz diferença – o importante é que, de qq forma é muito baixo, justo para quem tanto estuda (a vida inteira) e para a responsabilidade que têm. Fora isso, sua inglória defesa só fez com que ressaltassem mais ainda as demais, e justíssimas, reivindicações da classe.
    Ou seja, o tiro da mocinha acabou acertando o próprio pé (ou, para quem preferir, saiu pela culatra!!).
    Pobre menina…..

  • raquel escrito em 18 maio, 2011, 22:50

    É uma infelicidade saber que minha escola não foi tão beneficiada, assim como a maioria da rede, como a escola da srª Ana Paula.
    Temos comprado material, existem buracos no piso das salas, os corredores ficam molhados qdo chove, pois as telhas estão quebradas, precisamos receber água para consumo dos alunos pois na localidade da escola a água não pode ser utilizada. Creio que nossa realidade é bem diferente daquela mostrada acima.Fazemos greve para que tenhamos condições de trabalho.

  • Michael escrito em 19 maio, 2011, 14:13

    como eles gostam de comparar com o município do RJ quando estamos numa situação melhor!!!! Falaram dos dias de relatórios e tal… então seguindo a mesma lógica, temos que comparar a estrutura do Rio, que tem mais de 1000 escolas, com material farto, xerox, tv e vídeo nas salas, ar condicionado em um grande número de unidades escolares, material editado com o conteúdo mínimo a ser trabalhado, eleição para direção e por aí vai.
    Aí eu pergunto, os parâmetros usados pelo governo de Caxias é para piorar o que está melhor? Não deveria ser o contrário, manter as conquistas e avançar no processo, como por exemplo o RJ melhorar o salário e Caxias melhorar a estrutura, uma vez que esta tem 174 escolas?????
    Essa lógica não entra na minha cabeça!!!!! Vamos comparar também quanto ganha um prefeito, um secretário entre outros cargos comissionados com outros municípios!!!!!
    Fala sério!!!!!!!!!!!!!
    sem contar que o salário de Nova Iguaçu e Mesquita já está bem próximo do nosso, MAS A ARRECADAÇÃO DELES NÃO CHEGA PERTO!!!!!!!!!

  • Edilea Esteves escrito em 20 maio, 2011, 16:27

    Você sabia que as escolas municipais que tem computador em suas secretarias, para produzir sua documentação, adquiriu-o com arrecadando doação dos professores para realização de festa junina ou com verba do MEC vinda do PDE? Que até hj o municipio se quer se preocupou em enviar para as escolas esta ferramenta imprescindível nos dias de hj? Que se a escola não desse seu jeito continuaria datilografando em máquinas de escrever? Que por falta de computador e internet muitas diretoras vão para  LAN HOUSE preencher doctos para o censo e pagam de seu bolso as horas de navegação? Que o MEC entende que todas as escolas do município os tem já que a arrecadação faz juz a isto? Que os professores compram vários materiais para seus alunos com seu salário? Inclusive sapato que algumas vezes nunca chegam devido ao tamanho? Bom se fosse relatar aqui todos os motivos de quem conhece essa rede municipal há mais de 20 anos. Fácil quem estar de fora falar. Fácil alegar a falta de aula para as crianças, mas muitas vezes por vários motivos elas tbm ficam sem aulas e só na data-base podemos lutar para mudar estes motivos, ainda que infelizmente com GREVE. Facilmente somos convencidos pelo “PODER” que a luta das minorias é ilegítima e injusta, mas quem trabalha e acredita na educação, não se cansa e continua tentando nos fazer pensar e construir nosso próprio discurso sem influência deles.

  • Camila escrito em 20 maio, 2011, 20:08

    Tem algum “pau mandado” do governo aí, postando comentários? É o que parece! O imposto que todos pagam e o rendimento financeiro do munícipio destoa das condições que encontramos nas escolas de Caxias. Sem falar no Mais Educação improvisado que estamos sendo submetidos! Isso é uma V-E-R-G-O-N-H-A!

Deixe um Comentário

Gravatars são pequenas imagens que te identificam. Você pode pegar seu gravatar sem custo agora!

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do CaxiasDigital. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Ataques pessoais não serão permitidos. CaxiasDigital poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada. Em relação às eleições municipais de 2012, fica proibido as referências a nomes, partidos, siglas, números de legendas ou de candidatos, conotando propaganda eleitoral.