Unigranrio lança Bacharelado em Teologia


O momento é favorável ao estudo das religiões.

A Unigranrio lança Bacharelado em Teologia

A Unigranrio lança Bacharelado em Teologia

A Unigranrio acaba de abrir o curso de bacharel em Teologia, inédito na Baixada, e que terá duração de três anos, com aulas à noite, no campus I, à Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias.

O curso é aberto a religiosos e interessados nas questões da espiritualidade, que poderão atuar junto a igrejas, escolas, hospitais, instituições públicas e privadas, além do Terceiro Setor. O valor da mensalidade será de R$410,00. Informações: (21) 3671.9945. www.unigranrio.br.

As várias correntes da fé - A Unigranrio mantém parceria com o Seminário Teológico e, há oito anos, proporciona cursos livres no campus Caxias. Agora, com a possibilidade de oferecer o curso superior de Teologia, amplia-se a liberdade de expressão sobre esse tema, com favorecimento para que todos os interessados possam convergir, sem descriminação, para suas tendências religiosas.

Diferenciais - Uma outra afirmativa propositiva mostra o diferencial desse curso na Unigranrio, já que 30% do currículo está integrado a outros cursos, como Direito, História, Letras, Serviço social, entre outros. A universidade oferece também toda a infraestrutura do campus Caxias, como laboratórios de informática, biblioteca e diversos cenários de ensino.

Lei que garante - No Brasil, o curso de Bacharel em Teologia foi idealizado com base no parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE)/Câmara de Ensino Superior (CES), nº51/2010, através do parecer do MEC 241/99. Filósofos e teólogos se ocupam da discussão sobre a religião há séculos, embora os estudos sobre o fato religioso por disciplinas e métodos científicos, como os da história, da sociologia, da e antropologia, sejam bem mais recentes.

Disciplinas que levam a Deus - Com a contemporânea celebração desse curso, a Unigranrio apresenta, antecipadamente, um resumo das disciplinas que serão oferecidas ao longo desse aprendizado: Teologia Bíblica do Antigo Testamento, Teologia Contemporânea, Fundamentos da Filosofia, Ética Teológico-Filosófica, Sociologia da Religião, Introdução à Literatura Bíblica do Antigo Testamento, Teologia Bíblica do Novo Testamento, Direitos Humanos, Cultura Brasileira, Hebraico Instrumental, Grego Instrumental, Relações de Gênero, Raça e Etnia; Psicologia Social, História do Cristianismo e da Teologia II, Direitos da Família, entre outros. A carga horária total do curso de Teologia é de 2.440 horas.

Educação continuada - A investigação sobre a pluralidade de culturas religiosas reforça a missão educativa com forte embasamento humanístico, onde o teólogo compreenderá a importância da religião e de seus fenômenos na sociedade atual, com ênfase na realidade cultural, política e também econômica. O curso de Teologia também oferece base para inserção em outras demandas do mercado, num processo de educação continuada em cursos de pós-graduação.

Nesse sentido, o teólogo poderá obter uma ou mais especializações lato sensu, tais como Capelania e Aconselhamento, assim como em cursos de pós-graduação stricto sensu. O curso proporciona aos egressos a possibilidade de atuação nas áreas eclesiásticas, de capelania, nas organizações de Terceiro Setor e em projetos culturais e sociais.

Campo multidisciplinar - A força motriz dessa nova transcendência é o amor, que leva os seres humanos a ultrapassar sua interioridade para alcançar Deus. Nenhuma sociedade pode sobreviver sem uma religião, considerando que a ciência não tem resposta para as perguntas existenciais sobre a vida e a morte. É importante concluir que, nesse curso de Teologia, o campo de estudos constitui-se como uma plataforma multidisciplinar, que está de braços abertos aos que querem ir além de seu tempo e além da sala de aula.


Publicidade


 

Siga CaxiasDigital no Twitter

Recomende o CaxiasDigital no Facebook

Related Posts with Thumbnails